quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

AI Dungeon 2 cria jogos de texto sobre qualquer tema usando Inteligência Artificial


Já temos visto sistemas de A.I. a aprenderem a jogar jogos por si mesmos, mas desta vez temos um sistema que é capaz de criar jogos de texto sobre qualquer tema, com resultados hilariantes.

Muito antes de se sonhar com a possibilidade de um dia se ter um GPU instalado no computador capaz de produzir imagens de alta-qualidade para jogos em 4K, tínhamos computadores que nem sequer tinha modo gráfico, limitando-se a poder apresentar texto no ecrã. Mas isso não impediu que desde logo começassem a surgir jogos... de texto.

As aventuras de texto apresentavam aos jogadores uma descrição do local onde estavam (em texto), e o jogo era jogado introduzido comando de texto também, como "caminhar para Norte / Sul / Este / Oeste", ou "apanhar espada", ou "usar chave na porta". É algo que hoje em dia parece completamente arcaico (com a excepção de potencialmente poder ser recuperado para a criação de jogos jogados exclusivamente via headphones e reconhecimento de comandos de voz), mas que foi relembrado por este curioso projecto AI Dungon 2.

Em vez de ser criado por pessoas, este sistema de inteligência artificial pode analisar praticamente todo o tipo de conteúdos, por forma a criar aventuras de texto originais sobre qualquer tema à escolha, até mesmo de coisas tão caricatas como programação:



Os resultados são invariavelmente cómicos, e muitas vezes surpreendentes com a aparente "inteligência" do sistema - embora também seja comum depararmos-nos com situações que demonstram que a suposta "inteligência" tem também os seus limites.

Vale a pena espreitarem-no, nem que seja com registo num serviço de email temporário, caso não se sintam confiantes em se registarem com o vosso email oficial. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails