terça-feira, 8 de outubro de 2019

Sony confirma PS5 para o Natal de 2020


Os fãs da PlayStation já podem marcar a data no calendário: a próxima Sony PlayStation 5 vai chegar na época de Natal de 2020.

A Sony já revelou que a próxima PlayStation vai mesmo chamar-se PlayStation 5 e irá chegar no final de 2020. No entanto, parece-me um pouco preocupante que depois de todo o destaque dado às melhorias internas com o objectivo de fazer desaparecer os tempos de carregamento, desta vez a Sony opte por destacar como grande melhoria... os controladores.

Para os DualShock 5 a Sony apresenta como grande avanço o abandono do "rumble" e a adopção de nova tecnologia de "haptic feedback" - o que, traduzido para o mundo real, se refere a motores de vibração capazes de reagir mais rapidamente, como os que temos nos smartphones mais recentes (uma "revolução" sem qualquer efeito prático). Mais interessante serão os seus botões de disparo adaptativos, que poderão alterar a resistência ao toque... mas veremos que tal isso resulta.

Quanto ao fim dos tempos de loading, a promessa poderá não ser tão realista quanto se pensa. Sim, a PS5 deve usar um SSD com transferências hiper-velozes; mas para lá chegarmos teremos que passar pelo processo de instalação dos jogos do disco para o SSD, processo que agora será obrigatório para todos os jogos. A Sony também já vai alertando que alguns jogos poderão ser instalados parcialmente, potencialmente obrigando a "reinstalações" com o consequente tempo de espera. Pelo lado positivo, esta instalação fraccionada deverá permitir que quem só quiser um jogo single player não tenha que instalar as dezenas de gigabytes referentes ao modo multiplayer ou vice-versa.

A PS5 deverá ter capacidade para suportar jogos 4K a 120fps e também a 8K (algo que só deverá ter validade para argumento de marketing, sem expressão efectiva em termos reais.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails