domingo, 27 de outubro de 2019

GameClub ressuscita a nostalgia de jogos iOS por $4.99/mês


O serviço GameClub de recuperação de velhos êxitos do iOS que foram sendo esquecido pelo tempo está finalmente pronto para o lançamento público; e vai por à prova o valor que os utilizadores dão às suas memórias, tendo que enfrentar o Apple Arcade com mensalidade idêntica.

Falamos do GameClub no início do ano. Este projecto "louco", lembrou-se de recuperar velhos jogos iOS que foram abandonados - a maioria deles já nem sequer funcionando nos iOS mais recentes, principalmente por culpa do fim do suporte para as apps de 32-bits no iOS 11. No entanto, não era por isso que certos jogos deixavam de ser divertidos ou interessantes... e daí o surgimento do GameClub.

O GameClub tem passado os últimos meses a recuperar muitos desses velhos clássicos do iOS, e que simultaneamente demonstram o quanto as coisas podem mudar numa década. Não deixa de ser um pouco esclarecedor (e perturbador) que, com tanta tecnologia ao nosso dispor, se possa estar impedido de aceder a jogos que se jogaram (e se compraram!) há apenas meia dúzia de anos. Como seria de imaginar, este esforço para remodernizar estes velhos clássicos de forma a ficarem acessíveis novamente não é algo que acontece gratuitamente, e daí que o acesso a este clube de jogos nostálgicos vem com uma mensalidade de $4.99, com direito a um mês gratuito para se poder experimentar o serviço.



Será este precisamente o ponto crítico. Já que esta mensalidade de $4.99 não surge de forma isolada, mas terá que ser enquadrada num mundo onde os utilizadores provavelmente já pagam pela Netflix, Spotify, e até um qualquer serviço de jogos na Xbox ou PlayStation. Além disso, pelo mesmo valor têm à disposição o Apple Arcade, com acesso a uma série de jogos de qualidade - mas modernos. E, aquilo que por um lado pode ser considerado uma vantagem do serviço pode também tornar-se numa falha: se o projecto GameClub não for bem sucedido, nada nos garante que depois de se ter pago durante meses ou anos, o serviço não encerre e nos deixe novamente sem acesso aos jogos que já se tinha perdido no passado.

... Tendo tudo isto em conta, e por muito que aprecie o esforço deste GameClub... fico com sérias dúvidas quanto à sua manutenção a longo prazo. O ideal, seria acabarem por ser adquiridos e integrados numa secção "clássicos" no Apple Arcade, e ficava o assunto resolvido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails