sábado, 4 de maio de 2019

Exposição Load "" relembra ZX Spectrum em Cantanhede


O Museu da Pedra em Cantanhede é um local de passagem obrigatório para todos os fãs do ZX Spectrum que quiserem recordar alguns dos bons momentos passados à frente deste micro-computador que se tornou num fenómeno nacional.

Organizado para celebrar o 37º aniversário do mítico computador criado por Sir Clive Sinclair, o evento conta não só com o ZX Spectrum propriamente dito mas toda a panóplia de computadores relacionados que o antecederem e sucederam, como o ZX 80, ZX 81, e as variantes Timex que também foram bastante populares em Portugal.

Até por lá se pode encontrar o triciclo eléctrico Sinclair C5, um veículo muito à frente do seu tempo e que nos pode fazer imaginar cenários "e se?" caso se tivesse tornado num sucesso que acelerasse a adopção dos veículos eléctricos em várias décadas. Como poderia estar o nosso planeta se se tivesse antecipado 40 anos nesta transição?


Nunca será demais frisar o impacto que estes micro-computadores tiveram em múltiplas gerações, sendo responsáveis por direccionar muitas pessoas para a área da informática - eu próprio sendo uma delas! :) (E nem querendo imaginar como as coisas poderiam ter sido se não tivesse existido este micro-computador "económico", que mesmo assim foi comprado a muito custo pelos meus pais... Obrigado pais!)


Se passarem lá por perto, não deixem de visitar a exposição; se não passarem, passam a ter motivos para passar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails