segunda-feira, 26 de novembro de 2018

SSD externo acelera carregamento de jogos da Xbox One X para metade do tempo

Se acham que esperam demasiado para jogar numa Xbox One ou One X, poderão gostar de saber que podem poupar valiosos minutos da vossa vida recorrendo a um SSD externo para acelerar o carregamento dos jogos e apps.

Para alguns veteranos, poderá ser um pouco irritante querer jogar um jogo na Xbox One X - a mais potente consola do momento - e descobrir que poderemos ter que esperar um par de minutos para o fazer. Mas afinal, isto é a mais avançada consola ou é um ZX Spectrum a carregar um jogo de uma cassete?

Sim, é certo que agora estamos a falar de jogos que ocupam gigabytes e não 48KB, o que nos vai permitindo "justificar" a demora; mas para quem não estiver disposto a perder tanto tempo tem uma opção que pode considerar: a utilização de um SSD.

Embora seja possível trocar o disco interno da Xbox por um SSD, o processo não é tão simples quanto o da PS4 (e implica perder a garantia, e ter que reinstalar todos os jogos novamente, se for para ficar "bem feito"). Pelo que, para a maioria das pessoas, poderá ser mais conveniente recorrer simplesmente a um disco SSD externo.

Mesmo neste caso, as poupanças de tempo face ao HDD interno são substanciais:


Jogos como Red Dead Redemption 2, Shadow of the Tomb Raider, Just Cause 3, Hitman 2, e Assassin's Creed Odyssey - jogos que demoram 2 minutos ou mais a carregar - passam a demorar cerca de 1 minuto. E esta poupança para metade do tempo aplica-se também a jogos com tempos de carregamento mais rápidos: o Star Wars Battle Front 2 e Destiny 2 passam dos 40 segundos para 20; e até apps como o Netflix passam de 10 segundos para apenas 3 segundos.

Embora existam SSDs externos já prontos a usar, poderá ser mais compensador criarmos o nosso próprio SSD externo, escolhendo um SSD e aplicando-o numa caixa USB externa. Assim, em vez de gastarem 115 euros num disco externo de 500GB, poderão optar por um SSD de 500GB por 69 euros, ou até um SSD de 1TB por 149 euros + os 14 euros da caixa USB.



P.S. E tem a vantagem adicional de o poderem utilizar numa futura consola, ou reaproveitaram para usar num PC, em vez de ficar definitivamente instalado dentro da Xbox.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails