domingo, 1 de abril de 2018

Nvidia vai bloquear cálculo de criptomoedas nos seus GPUs


A mineração de criptomoedas tem feito com que se torne praticamente impossível encontrar placas gráficas com GPUs decentes a preços aceitáveis, com as placas de topo a estarem inflacionadas para valores que podem chegar (ou até superar) o dobro do seu preço habitual; mas a Nvidia prepara-se para colocar um ponto final nesta situação, em resposta aos muitos pedidos dos fãs que as querem utilizar para jogar e não para "minar".

A notícia foi dada por Jensen Huang, CEO da Nvidia, que diz que a sua próxima geração de GPUs, esperada para Junho/Julho, irá bloquear expressamente o cálculo de criptomoedas, fazendo com que deixem de ser rentáveis para esse efeito; e que isso também será aplicado às gerações actuais de GPUs via uma actualização de firmware. Algo que não irá rectificar a situação para todos os que já têm placas actuais (e que podem recusar a instalação dessa actualização) mas que deixa bem clara a posição da Nvidia nesta situação.

Falta agora saber se a AMD irá seguir os mesmos passos e demonstrar que coloca os jogadores à frente dos "mineiros"... ou se vai aproveitar esta posição da Nvidia para captar essa nova oportunidade de mercado, oferecendo os GPUs AMD como sendo os mais eficientes para minerar criptomoedas - mas arriscando-se que, com isso, passe a ser colocada na "lista negra" de muitos jogadores e comunidades de gaming.

Vamos lá ver no que isto resulta, e como é que as coisas estarão daqui por um ano, no próximo dia 1 de Abril. ;P

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails