domingo, 11 de fevereiro de 2018
Switch já corre Linux e parece que Nintendo não o poderá impedir
A Switch tem sido uma consola que tem superado todas as expectativas da Nintendo, mas também há toda uma comunidade de hackers interessado em libertá-la das garras do fabricante de forma a que lá se possa correr todo o software que se queira... e parece que isso já foi feito.
Um grupo de hackers parece já ter conseguido "crackar" a consola e colocá-la a correr Linux, o que se pode considerar o primeiro passo para que se possa fazer o que se quiser, incluindo correr jogos emulados que a Nintendo não disponibilize oficialmente. A parte mais marcante é que parece não haver forma da Nintendo evitar este método nas consolas Switch já no mercado, pois para o evitar terá que fazer uma alteração nos próprios chips Tegra X1... o que poderá nem sequer ser economicamente viável - mesmo considerando todos as potenciais implicações da eventual "pirataria" que possa surgir por via deste método.
... Mas pronto, bem sabemos que o verdadeiro combate à pirataria não se faz por via de hardware bloqueado mas sim tornando a plataforma tão atractiva que os utilizadores nem sequer tenham vontade de fazer pirataria... pelo que me parece que, no caso da Switch, o recurso à pirataria poderá ficar limitado a um conjunto restrito de utilizadores... mas o tempo o dirá.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário