sexta-feira, 18 de agosto de 2017

OpenAI derrota campeões de Dota 2


O Dota 2 é um dos mais populares jogos nas arenas de eSports, mas os jogadores profissionais humanos têm que começar a preocupar-se com bem mais que os oponentes de carne e osso, pois um bot da OpenAI já conseguiu vencer alguns dos melhores jogadores do mundo deste jogo.

O feito foi conseguido durante o torneio de Dota 2 da Valve, com o bot da OpenAI (startup apoiada por Elon Musk) a ter necessitado de apenas duas semanas de aprendizagem para chegar ao ponto a que chegou - sendo que durante esse tempo terá acumulado experiência equivalente a várias "vidas" de um jogador humano, dizem os seus criadores.

Embora o Dota 2 seja um jogo tradicionalmente jogado em modo 5-contra-5, por agora o bot fez apenas confrontos de 1-contra-1, mas tendo derrotado repetidamente os melhores jogadores humanos, com manobras que surpreendentemente pareciam... humanas.

Ao contrário de outros bots "impossíveis de derrotar" em jogos, aqui estamos perante bots que têm que jogar o jogo apenas com a mesma informação que um jogador humano teria, sem acesso privilegiado a dados que auxiliassem a sua vitória. E, considerando toda as infinitas possibilidade de jogo e o facto de ocorrer em tempo-real, é uma tarefa que se torna o desafio bastante mais complicado que os jogos de xadrez ou até de Go.

Elon Musk bem que tem alertado para os riscos das inteligências artificiais se poderem tornar uma ameaça para os humanos. A ver pela "cabazada" dada em Dota 2... acho que já o são! :)





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails