quarta-feira, 6 de julho de 2016

Clash Royale continua a ser uma máquina de fazer dinheiro


A chegada dos torneios ao Clash Royale veio tornar um jogo que já era viciante num jogo ainda mais competitivo, e embora ainda faltem arestas por limar, podemos desde já dizer que a Supercell está a aprimorar cada vez mais a sua fórmula de "máquina de fazer dinheiro".

O sistema de torneios foi uma novidade muito aguardada e que veio dinamizar ainda mais a comunidade de jogadores. Para ficarem com uma ideia de como as coisas estão, assim que abri as portas ao público no nosso primeiro torneio bastaram cerca de 2 segundos para ficar cheio! No entanto falta uma forma mais funcional de pesquisar por torneios, pois o mais comum é só descobrirem torneios já completamente preenchidos.

Quanto à justiça dos torneios, é sempre complicado. O torneio está aberto a jogadores a partir do nível 8, com o torneio a ficar limitado a um máximo de nivel 9. Isso significa que jogadores de nivel 10, 11 e 12 poderão jogar de forma equilibrada; mas os de nível 8 ficarão obviamente prejudicados. Porque deixá-los então jogar, e não limitar o acesso apenas a quem já tenha nível 9? É simples... desta forma haverá uma percentagem (significativa?) de jogadores que ficará "aferroado" e quererá chegar ao nível 9 quanto antes - provavelmente investindo dinheiro para acelerar o processo de evolução.

A própria oferta de 500 gems para quem organizar um torneio não é inocente. À partida a criação de um torneio é uma oferta que parece gratuita: temos que gastar 500 gems para criar um torneio, e depois recebemos 500 gems de recompensa por isso - no entanto, isso significa que um jogador que não tenha gems suficientes se vá sentir tentado a comprar essas gems (são 5 euros) - e embora depois as receba de volta, faz com que esses 5 euros já estejam do lado da Supercell; de forma idêntica ao funcionamento dos descontos "em cartão" tão populares em várias lojas e superfícies comerciais.

Enfim, nada de mal, pois todas as empresas existem para fazer dinheiro... e há que dar o devido crédito à Supercell por ter encontrado uma fórmula tão produtiva que já a faz valer milhares de milhões de dólares. É obra!


P.S. o nosso primeiro torneio AadM está na recta final (vai terminar hoje), mas não se preocupem que haverão mais. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails