quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

SteamVR Performance Test diz se tens um PC pronto para VR


A entrada no mundo da Realidade Virtual não é barata, mas pode tornar-se ainda mais cara no caso em que se tiver que fazer uma actualização do PC a utilizar. A Steam acaba de disponibilizar um programa que permitirá saber que tal se comporta um PC na exigente função de criar mundos virtuais.

Ao contrário do que tinha acontecido com o programa de testes da Oculus, que se limitava a verificar se o hardware existente estava à altura do que era recomendado, este SteamVR Performance Test executa mesmo um programa que, durante alguns minutos, simula a execução de uma animação tal como seria feita com óculos VR, para determinar se o nosso sistema é capaz de o fazer mantendo os desejados 90fps sem falhas.

Para além de nos dizer se o nosso PC está apto a enfrentar as exigências dos mundos VR com o nível de qualidade desejado, esta ferramenta indica também qual poderá ser o factor que estará a ser mais limitativo no caso de não conseguir manter o nível desejado: se o CPU se o GPU (ou ambos).

Ter apenas em conta que a ferramenta pode conter ainda alguns bugs, pois há relatos que em portáteis com sistemas de GPU duplos o teste dá apenas uso ao GPU integrado em vez de usar o GPU mais potente, e há também quem diga que os resultados só aparecem se não se tocar no rato enquanto o teste está a ser feito.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails