segunda-feira, 13 de julho de 2015

Morreu Satoru Iwata - presidente da Nintendo


Um dia triste para todos os jogadores (e não só), Satoru Iwata faleceu este sábado, dia 11 de Julho, vítima de problemas de saúde com que já se vinha a debater nos últimos anos - tendo já sido responsáveis pela sua ausência na E3 de 2014. Infelizmente, em vez da recuperação desejada, Iwata sucumbe agora aos mesmos, mas permanecerá na memória de milhões de pessoas por todo o mundo.

A relação de Satoru Iwata com a Nintendo remonta aos início dos anos 80 - os loucos anos 80 também para a indústria dos videojogs - em que começou a trabalhar no estúdio de jogos HAL Laboratory e onde trabalhou em jogos como Kirby, Earthbound, e Balloon Fight. Em 2002, tornou-se o presidente da Ninendo, sucedendo a Hiroshi Yamauchi, e acompanhando a empresa no seu fantástico renascimento com a Nintendo DS e a Wii.

Nem todas as suas decisões terão sido as mais acertadas. A sua recusa (teimosia?) em olhar para as plataformas mobile emergentes e não as considerar como uma potencial ameaça; e a falha em saber tirar o devido partido do lançamento da Wii U, que chegou ao mercado antecipando-se às consolas dos rivais; são coisas cujo impacto só poderá ser avaliado daqui por mais alguns anos.

Resta saber quem é que a Nintendo escolherá para o suceder, e se isso implicará um novo rumo numa empresa que supostamente já estará a trabalhar numa nova consola revolucionária, que combinará o conceito de consola "fixa" com "mobile". De qualquer forma, Satoru Iwata permanecerá nas nossas memórias, e ficará para sempre no panteão dos grandes nomes que marcaram a indústria dos videojogos, e consequentemente, a vida de muitos milhões de pessoas.

[fonte: Nintendo - pdf link]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails