quarta-feira, 19 de novembro de 2014

EFF quer legalizar a utilização de servidores alternativos em jogos "abandonados"


O "magnífico" DRM com que os editores infectam os seus videjogos - sempre com a desculpa de que é para benefício dos consumidores - rapidamente revela todo esses benefícios quando um jogo é considerado antigo e os seus servidores são encerrados. A EFF acha que é tempo de se fazer algo quanto a isso, e quer que passe a ser legal os fãs poderem usar servidores alternativos nestas circunstâncias.

Em tempos, comprar um jogo antigo era algo que não oferecia dúvidas: comprava-se, instalava-se, jogava-se. Actualmente, comprar um jogo com mais de um par de anos é algo bem mais arriscado. O mais certo é sermos confrontados com avisos de que o servidor de autenticação para validar o jogo já não existe; os links que nos são dados para informações apontarem para páginas inexistentes; e acabarmos por ficar com um jogo que simplesmente se recusa a arrancar - a não ser que nos arrisquemos a mergulhar no submundo dos cracks, potencialmente infectados com malware, apenas para podermos usufruir de algo que compramos legalmente.

Mais caricatamente, em muitos países nem sequer é considerado legal fazerem isto; uma situação que a EFF que corrigir no caso destes jogos abandonados. O objectivo é permitir que os fãs e possuidores destes jogos possam recorrer a servidores não oficiais tanto para a activação dos jogos como para a própria funcionalidade dos jogos online, sem que tenham que se preocupar com ilegalidades.

Quanto a mim, acho caricato (e profundamente entristecedor) que se tenham que chegar a tal ponto - pois demonstra claramente a total falta de respeito que os editores têm por todos aqueles que compram os seus jogos. Para fazerem pré-vendas de jogos que potencialmente serão lançados cheios de bugs ou problemas que impedem a sua correcta utilização no lançamento, estão sempre prontos; para lidarem com aqueles clientes que apenas querem continuar a poder jogar um jogo que têm quatro, cinco ou mais anos... isso já é outro assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails