segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Google adiciona jogos ao seu Knowledge Graph


O Google não pára de adicionar informação ao seu Knowledge Graph, que lhe dá a capacidade de nos saber responder directamente às perguntas que lhe fazemos, e agora essa base de conhecimento passa a contar também com informação sobre jogos de computador.

Certamente já terão perguntado ao Google coisas como "qual é a altura da torre Eiffel" ou "qual a idade de Obama" (em inglês, entenda-se). As respostas directas que nos são ditas em voz alta são possíveis graças a este Knowledge Graph do Google que sabe identificar que Obama é uma pessoa e que tem uma idade; e que a Torre Eiffel é um monumento e que tem uma altura". Agora, isso passa a contemplar também jogos de computador.


Com os videojogos na sua base de dados, podemos fazer coisas como perguntar em que data foi lançado um jogo, ou quem foi o seu developer. Curiosamente, embora tenha obtido respostas a essas perguntas quando as fiz relativamente ao jogo Candy Crush Saga (o jogo que o Google usou para ilustrar esta sua nova funcionalidade), vários outros jogos sobre os quais fiz perguntas tiveram respostas mistas... o que parece indicar que este conhecimento ainda é um "work in progress". Ainda assim, houve mais meia dúzia de jogos que o Google não hesitou em me responder - sendo que nos outros recaía no sistema habitual de mostrar resultados de uma pesquisa genérica.


Mas pronto... é sempre bom saber que o Google anda a trabalhar para melhorar o conhecimento do seu sistema, e que toda essa informação pode estar ao alcance de uma simples pergunta - mesmo que por agora ainda não possa ser feita em português.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails