sexta-feira, 11 de abril de 2014

GameSpy vai desligar os seus servidores multiplayer


Mais uma vez somos confrontados com a fragilidade dos jogos multiplayer assim que o peso da idade se começa a fazer sentir. Desta vez é a Gamespy que vai desligar os seus servidores no final de Maio, e com ele levar os modos multiplayer de centenas de jogos, incluindo alguns bastante conhecidos e que estão agora a apressar-se a encontrar alternativas.

Entre muitos jogos que estão certamente obsoletos e abandonados, encontramos também praticamente todos os jogos mais antigos da Nintendo para a Wii e DS, incluindo o Animal Crossing: Let's Go to the City, Mario Kart Wii, Super Smash Bros. Brawl, e os Pokemon para a DS original.

Mais preocupante serão os casos dos jogos da Rockstar Games e Activision, incluindo o Borderlands para a PS3 e a série ARMA para PC - situações que ambos os estúdios estão a tentar resolver para que não haja interrupções no serviço.

Mas a ameaça irá continuar, e faz-nos temer o pior no caso de jogos exclusivamente online, e que agora até começam a depender de serviços na cloud para funcionarem, como no caso de TitanFall (e que no futuro será cada vez mais frequente). Será que daqui por uma ou duas décadas será possível jogar-se Titanfall? Nos jogos antigos tinhamos programas completamente estanques e que poderiam correr em emuladores, perpetuando o seu legado para a posteridade - mas nestes jogos mais recentes... parece-me que isso não será assim tão simples (a não ser que no futuro os emuladores não só emulem os sistemas actuais, como a própria "cloud"... numa versão que na altura possa correr localmente nos CPUs hiper-mega-potentes que existirem.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails