sábado, 15 de fevereiro de 2014

"Holodeck" com Oculus Rift transporta-te para uma sala cheia de zombies


Para milhões de pessoas, o cenário de jogo perfeito seria algo ao estilo do famoso Holodeck da série Star Trek. Graças aos Oculus Rift, esse mundo poderá estar mais próximo do que nunca, como nos é demonstrado por este projecto que nos transporta para uma sala cheia de Zombies e que fará subir a adrenalina em todos os que se aventurarem a experimentá-lo.

Este sistema Inversion VR da Zero Latency recorre a uns Oculus Rift para nos mostrar um mundo virtual; mas ao contrário do que é habitual, neste caso podemos movimentar-nos livremente (e fisicamente) em qualquer direcção, com os nossos movimentos a serem replicados no jogo graças a um conjunto de câmaras que acompanham tudo o que fazemos.

Embora por agora isto ainda seja um sistema demasiado complexo para se tornar vendável para o grande público, será apenas uma questão de tempo até que seja simplificado e o seu custo suficientemente atractivo para cativar o público em geral (arrisco-me a dizer que se tornará num fenómeno idêntico ao da primeira Wii da Nintendo). Apenas necessitamos de óculos de realidade virtual sem fios (a Oculus está a trabalhar nisso, assim como outros fabricantes), e um par de câmaras estilo Kinect que possam ser colocadas em cantos opostos numa qualquer divisão. E considerando que temos pessoas a dar muitas centenas de euros por volantes "profissionais" para as suas consolas e PCs, assim como acessórios para simuladores de voo e outro, não me parece difícil imaginar que um sistema deste tipo possa ser vendido a preços bastante mais atractivos.

Depois, é só tirar mesas e cadeiras da frente... e viajar para um mundo virtual que vai redefinir o conceito de entretenimento e dos videojogos.


[via Aberto até de Madrugada]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails