quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

GamePad da Wii U já recebe streaming de um PC


A Wii U da Nintendo tem a particularidade única de ter um controlador com um touchscreen incorporado que lhe permite apresentar vídeo independentemente do que vemos no televisor. Tal como alguns jogos permitem que se jogue sem que seja sequer necessário ligar o televisor principal, muitos já terão pensado como isso seria útil se pudesse ser usado com um PC. Foi preciso chegar ao Natal... mas é.

Como se pode imaginar, esta novidade não nos chega da Nintendo mas sim de um grupo de hackers que dá continuidade à atracção que tem havido pelos mais recentes produtos da marca. Já com a Wii original, o seu Wiimote deu origem a uma autêntica avalanche de projectos que usaram a sua câmara e acelerómetros de todas as formas possíveis e imagináveis. Agora com o GamePad da Wii U, parece que seguimos no mesmo caminho.

Este grupo de hackers conseguiu fazer o reverse-engineering aos streams enviados da Wii U para o GamePad e replicá-los usando um PC; possibilitando assim a transmissão de vídeo (e jogos) de um PC para o controlador da Wii U sem necessidade da consola.

A apresentação é longa e demonstra a aventura que foi descobrir a encriptação da comunicação WiFi na banda dos 5Ghz (os slides da apresentação podem ser vistos aqui), sendo que no vídeo a parte "demonstrativa" chega apenas aos 48 minutos, quando é demonstrado do The Legend of Zelda: Wind Waker a correr num PC (emulação Gamecube) e a ser enviado em directo para o GamePad.

Por agora o projecto está em fase alpha (e portanto pouco recomendável), mas abre boas perspectivas para que num futuro não muito distante passe a ser possível usar o GamePad da Wii U para jogar qualquer jogo de PC sem estar sentado à frente dele... e sem precisar de um Nvidia Shield. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails