terça-feira, 3 de setembro de 2013

Câmara da Sony PS4 também faz Reconhecimento de Voz


Embora a Sony tenha optado por não incluir a câmara com a PS4, e a Microsoft utilize isso para realçar tudo o que é possível fazer-se com o Kinect, muitas dessas coisas serão igualmente possíveis na nova consola da Sony. Num dos slides de uma apresentação da Sony PS4, é possível ver-se que a nova PlayStation Camera permitirá fazer comandos por voz (assim como o reconhecimento facial) entre outras coisas.

Embora economicamente faça mais sentido deixar que sejam os clientes a optar se querem comprar a câmara ou não; tecnicamente poderá ser mais complicado decidir qual é a opção vencedora. Na Xbox One todos os developers sabem que o Kinect estará disponível em todas as Xbox One, na PS4 isso poderá ficar reduzido apenas aos jogos que usam intensivamente a câmara, com os outros a assumirem que os jogadaores não têm camaras e portanto não tiram partido delas.

Mas por outro lado também já ficou confirmado que em caso de avaria do Kinect os jogos continuarão a funcionar, perdendo apenas as funcionalidades Kinect. Ou seja... os developers terão também que se precaver com a possibilidade do Kinect não estar presente... o que faz com que, para todos os efeitos, a coisa fique bastante equilibrada em termos das obrigações técnicas. A única diferença é que na XBox One os developers poderão encarar o Kinect como existindo na maior parte dos casos excepto em ocasiões excepcionais; e na PS4... o mais simples será assumir que não têm câmara, mas podendo tirar partido dela caso exista.

Por mim, já sabem qual é a minha opinião: não faz sentido comprar nenhuma consola sem câmara, pelo que a PS Camera será compra obrigatória para levar no dia em que comprarem a PS4.

Fiquem com o vídeo completo da apresentação onde passou o slide que confirmou os comandos de voz na PS4... que dá para entreter até chegar o dia 29 de Novembro, data da chegada da PS4 a Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails