sexta-feira, 29 de março de 2013
Futura Xbox terá Sistema Anti-Jogos Usados?
Novos screenshots sobre o sistema de desenvolvimento da sucessora da actual Xbox confirmam algumas das coisas que se esperam (como um novo Kinect de alta-resolução e campo de visão alargado que dispensa o motor de inclinação), mas voltam a levantar receios quanto à possibilidade de se acabar com o mercado dos jogos usados.
É referido que a nova Xbox terá um disco rígido com capacidade para um "número elevado de jogos instalados"; sendo que todos os jogos passam obrigatoriamente a ser instalados em disco. A única excepção será durante o processo de instalação, pois o Xbox permitirá que se comece a jogar imediatamente um jogo mesmo enquanto este está a ser instalado... mas a ideia é que um jogo nunca acederá ao disco óptico (bluray) depois de instalado.
Não fica explicado é se o disco continurá a ser necessário para o arranque do jogo ou - como tem sido avançado e que parece ser mais certo - se dará uso a um sistema de activação que dispensa a necessidade do disco no drive; mas que acabará também com a possibilidade de se venderem jogos em segunda mão (ou pelo menos, reduzindo imensamente o seu interesse, pois teriam que pagar nova reactivação).
Há jogos que já fazem isso... pelo que me parece que a palavra final não será da MS nem da Xbox, mas caberá aos editores de cada jogo. Eles que não se esqueçam é que muitos jogadores fugiram dos PCs para as consolas para evitar este tipo de restrições e comportamentos abusivos. Se os começarem a implementar também nas consolas... então mal por mal, muitos poderão regressar aos jogos nos PCs, que ainda por cima costumam ter preços mais baixos que as versões das consolas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário