sexta-feira, 29 de março de 2013

Futura Xbox terá Sistema Anti-Jogos Usados?



Novos screenshots sobre o sistema de desenvolvimento da sucessora da actual Xbox confirmam algumas das coisas que se esperam (como um novo Kinect de alta-resolução e campo de visão alargado que dispensa o motor de inclinação), mas voltam a levantar receios quanto à possibilidade de se acabar com o mercado dos jogos usados.

É referido que a nova Xbox terá um disco rígido com capacidade para um "número elevado de jogos instalados"; sendo que todos os jogos passam obrigatoriamente a ser instalados em disco. A única excepção será durante o processo de instalação, pois o Xbox permitirá que se comece a jogar imediatamente um jogo mesmo enquanto este está a ser instalado... mas a ideia é que um jogo nunca acederá ao disco óptico (bluray) depois de instalado.

Não fica explicado é se o disco continurá a ser necessário para o arranque do jogo ou - como tem sido avançado e que parece ser mais certo - se dará uso a um sistema de activação que dispensa a necessidade do disco no drive; mas que acabará também com a possibilidade de se venderem jogos em segunda mão (ou pelo menos, reduzindo imensamente o seu interesse, pois teriam que pagar nova reactivação).

Há jogos que já fazem isso... pelo que me parece que a palavra final não será da MS nem da Xbox, mas caberá aos editores de cada jogo. Eles que não se esqueçam é que muitos jogadores fugiram dos PCs para as consolas para evitar este tipo de restrições e comportamentos abusivos. Se os começarem a implementar também nas consolas... então mal por mal, muitos poderão regressar aos jogos nos PCs, que ainda por cima costumam ter preços mais baixos que as versões das consolas.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails