sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Xbox Live já Permite Migração de Regiões


Demorou... e demorou... e tornou a demorar, mas finalmente, é possível alterar a região de uma conta Xbox Live! Sim, parece incrível como em pleno século XXI, tinhamos um serviço usado por milhões de pessoas em todo o mundo, que tinham a desagradável surpresa de - caso mudassem de país - estavam impossibilitadas de actualizar o estado da sua conta Xbox Live, com a "carga de trabalhos" a isso associada (tinham que ter uma morada no país de origem, fazer os pagamentos com um cartão de crédito desse país, etc. etc.) Ou então, em alternativa, terem que criar uma nova conta e deixarem para trás todos os troféus e conteúdos associados à sua conta anterior. Era uma situação inaceitável, e ainda bem que a Microsoft finalmente fez algo quanto a isso.

No entanto, por muito que seja de louvar esta medida, não é perfeita - e serve de aviso para o perigo dos conteúdos digitais. Se esta mudança de região está sujeita a certas restrições (que até me parecem bem aceitáveis: como a frequência de mudança de país; questões relacionadas com as idades; etc.) o mais chato será quando descobrirem que os conteúdos que compraram poderão não funcionar na nova região.

Se compraram filmes ou músicas, poderão ficar sem eles caso não estejam disponíveis na nova região; e o mais caricato é que em situações como os assinantes do serviço Xbox Music pass vão descobrir que todas as suas músicas - mesmo as que fizeram download - deixarão de funcionar; e no caso de outros serviços ou assinaturas, arriscam-se até a que continuem a ser cobrados até que os cancelem do vosso lado (mesmo não podendo usufruir deles).

Bem... temos que dar um pequeno passo de cada vez, e a possibilidade de mudar de região já será uma excelente notícia. A próxima batalha será provavelmente mais longa e dura, mas é o próximo passo: acabar de uma vez por todas com a noção de "regiões", e disponibilizar todo o tipo de conteúdos para todo o mundo. Afinal... em vez de tentarem partir a internet em regiões, à semelhança do que acontece com o mundo; porque não fazer o oposto, e tratar o mundo como um local sem regiões, como acontece na internet?

Alguém quererá um futuro onde, ao mudar de país, perde o acesso a todos os conteúdos digitais que comprou? Não me parece... Portanto, vamos lá mudar isso, para que na Xbox 720 não se cometam os mesmos erros. ;P

[Artigo republicado do Aberto até de Madrugada]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails