quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Como será a Sony PS4?

Já espreitamos os rumores de como será a futura Xbox 720. Mas... é certo e sabido que a Xbox não chegará ao mercado sem concorrência. Então, o que andará a preparar a Sony para a sua PS4.


A primeira coisa é de que não se deverá chamar "PS4", já que em Japonês o número quatro pronuncia-se da mesma maneira que "morte" - o que não seria um bom prenúncio.

A nível da potência gráfica, espera-se que seja equivalente a PC "topo-de-gama" no momento em que for lançada, o que a avaliar pelo tipo de jogos que actualmente já temos nos PCs (e ainda estamos a 1 ano de distância) fará com que a PS4 seja capaz de produzir dos melhores gráficos que se possam imaginar, em alta-definição. Fala-se de um CPU AMD quad-core a 3.2Ghz acompanhado por uma Radeon HD 7970 (uma placa que actualmente, por si só, custa mais que uma PS3.)

Fala-se também que, tal como a PS3 inovou ao permitir jogar em FullHD, também a futura PlayStation poderá chegar-nos já com suporte para resoluções 4K, a acompanhar a tendência dos futuros ecrãs (a Sony já tem um ecrã gigante com resolução 4K).

Embora se diga que a Sony deva optar pelos 4GB de RAM, os recentes rumores de que a Xbox poderá ter 8GB deverão deixar este ponto em aberto até mais próximo da data... Pois a Sony certamente não quererá ficar para trás nesta guerra, e uma diferença do dobro da memória daria vantagem significativa à consola concorrente (e permitindo coisas como evitar o tempo de loading dos jogos/níveis, e do regresso aos menus do sistema, etc.)

A par da memória RAM, deveremos ter também memória Flash ao estilo SSD, para acelerar o carregamento e funcionamento do sistema - e esperamos nós - fazer esquecer todos os tempos que se perde a fazer actualizações e mais actualizações, em vez de se fazer aquilo que era suposto: jogar jogos!

Quanto aos jogos, e infelizmente, a Sony poderá também seguir na direcção do "bloqueio" dos jogos usados - fazendo que um jogo usado tenha que ser reactivado novamente (mediante novo pagamento). Cada jogo deverá ficar preso à conta pessoal do jogador que o instalou... E também não contem com retrocompatibilidade com os jogos PS3. Para isso terão que manter a vossa "velha" PS3 ao lado da PS4. Por outro lado, com a aposta nos jogos via streaming (Gaikai), poderá ser que exista um sistema que permita correr os jogos PS3 na "cloud" e com acesso imediato na PS4.

A nível dos controladores, tudo é possível. A Sony tem registado patentes de todo o tipo de controladores avançados, e será possível vermos controladores híbridos PS Move, sensíveis ao toque (como na PS Vita), sistemas para realidade aumentada, e até a possibilidade de estarem a jogar 3 jogadores num mesmo ecrã, com óculos "3D", e onde cada um vê o seu próprio ecrã total diferenciado.

Por último, o preço será algo que se espera poder surgir a um nivel altmente competitivo, embora não se saiba se será na casa dos 300/400/500€ ou mais. Mas, com um ano ainda pela frente, o melhor é começar a poupar-se desde já. Pois certamente aquilo que estiverem a preparar vai ser de fazer crescer água na boca assim que começarmos a ver os jogos que estão a ser preparados.

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails