sábado, 22 de dezembro de 2012

Code Hero - um Projecto que se Tornou um Pesadelo no Kickstarter


Muitos têm sido os jogos e projectos ambiciosos que têm surgido no Kickstarter (eu pessoalmente estou a apoiar 2 ou 3 jogos que surgiram por lá). No entanto, será bom recordar que nem sempre as coisas correm como seria previsto, tanto devido a "imprevistos" como a coisas mais simples, como o desconhecimento ou má preparação dos seus criadores.

Um desses caso é o de Code Hero, um jogo que apresenta um conceito bastante original: de ensinar a programar jogos, jogando o jogo. Recorrendo ao Kickstarter para financiar esta sua visão, colocou como objectivo 100 mil dólares... e conseguiu bem mais que isso: 170 mil dólares. Tudo parecia correr bem, e o Kickstarter teria mais um caso de sucesso.

No entanto, o seu responsável rapidamente se tornou numa pessoa non-grata na internet, ao deixar de dar notícias ou responder às incessantes perguntas dos seus financiadores no Kickstarter... por mais de três meses!

Tal como frequentemente se assiste no mundo do futebol, este pessoa passou de bestial a besta, com inúmeras acusações de que teria fugido com o dinheiro (era uma possibilidade, e não haveria muito a fazer), mas a verdade é que a coisa é bem mais complexa... e embora o dinheiro já tenha sido todo gasto (investido no jogo, programadores, etc), o que é certo é que todo o projecto continua sem uma data concreta para ser apresentado.

É um caso que demonstra que nem sempre um "sonho" se torna realidade, mesmo com muito empenho dos seus criadores. E que se torna igualmente obrigatório fazer uma prévia avaliação da experiência de cada um dos proponentes dos projectos no Kickstarter, para determinarmos se nos parece "realista" que aquilo que é prometido seja mesmo concretizado - e bastará espreitar o filme/documentário Indie Game, para perceber que no mundo dos jogos independentes... é fácil a coisa descarrilar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails