segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Forza Horizon


O Forza Horizon está prestes a chegar - é já esta semana no próximo dia 26 de Outubro - e felizmente, já tive a oportunidade de o experimentar nos últimos dias. Sim, refiro-me à versão completa, pois a demo... só dá mesmo para abrir o apetite!

E então que tal está o jogo?

Se tivesse que usar uma única palavra: FABULOSO!

O Forza Horizon é tudo aquilo que eu estava à espera, e mais ainda. O jogo não só consegue capturar todo o "feeling" dos Forza, como consegue também ir buscar aquele "cheirinho" ao espírito "Most Wanted" dos Need For Speed (e até alguns cenários que inevitavelmente trarão memórias nostálgicas a quem jogos os primeiros NFS).

Se na demo estávamos limitados a uma pequena secção do mapa, no jogo completo este mundo, mesmo não sendo "gigantesco", é ainda assim suficiente para nos proporcionar uma grande variedade de cenários e paisagens que evitarão a sensação de repetição durante muito tempo - factor que é ampliado ainda mais pela possibilidade de os visitarmos em diferentes alturas do dia (que vai progredindo continuamente entre dia e noite, com as suas cores, sombras, e tonalidades)... faltando talvez apenas a simulação de chuva e nevoeiro... que seria também interessante de se ter.

A nível da qualidade gráfica... é impressionante o que os developers conseguiram fazer: os cenários são fabuloso, com montanhas repletas de árvores e que se estendem até ao infinito, sem nunca darmos pela "margem de desenho" que noutros jogos faz com que os detalhes só apareçam quando se aproximam de nós.

Ao longo de todo o mapa, das zonas de deserto às zonas montanhosas, passando pelas florestas e cidades, estradas nacionais, auto-estradas, e estradas de terra batida, a qualidade dos cenários é sempre de cortar a respiração - e por vezes faz com que nos deixemos de "corridas" apenas para passear a apreciar o cenário! E se a qualquer momento se sentirem perdidos, podem dar uso ao sistema de navegação "GPS" para marcarem um ponto no mapa e terem as instruções sobre como lá chegar.


Claro que a qualquer momento podemos desafiar um dos outros "corredores" que percorrem incessantemente as estradas deste Forza Horizon. E para além desses, existem uma série de provas que nos vão sendo propostas, e que nos vão fazendo progredir no ranking para nos tornarmos no "melhor de todos".

Ainda a nível da qualidade gráfica, os developers deram-se até ao luxo de em inúmeras situações modelarem de forma exemplar personagens humanos, que por vezes até nos fazem pensar se serão gerados por computador ou filmagens de actores reais. E quanto aos carros... bem... aí não há mesmo nada a apontar. Continua a ser possível personalizá-los e fazer upgrades, de forma bastante idêntica à do Forza 4 (aliás, para quem tiver jogado o Forza 4, irá receber alguns carros de oferta - assim como a possibilidade de poder carregar e importar os seus designs de layers personalizados para aplicar nos carros do Horizon).

Embora o jogo possa ser corrido totalmente a partir do DVD, têm também a opção de o instalar para o disco para acelerar os carregamentos. Carregamentos que no entanto apenas são feitos quando saltam de um ponto do mapa para o outro (usando as "estações de serviço" para acelerar as viagens), ou quando se entra e sai das provas especiais. Se estiverem simplesmente a percorrer as estradas deste mundo virtual, nunca terão que se preocupar com ecrãs de loading. Incrível para uma consola com o hardware já tão limitado nos tempos que correm... e... nem quero pensar no que um Forza Horizon para a próxima geração da Xbox poderá fazer!

Mas até lá, não temos que nos preocupar: este Forza Horizon é plenamente capaz de cumprir com aquilo a que se propôs, e irá certamente manter todos os "pilotos" bem entretidos com as suas Xbox durante os próximos meses.

(E a 18 de Dezembro chega já um pack de expansão que adicionará novas capacidades ao Forza Horizon: o "Forza Horizon Rally Expansion Pack" que trará corridas de rally e off-road a este jogo.)

Forza Horizon - um jogo absoutamente obrigatório e indispensável para todas as Xbox 360!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails