quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Valve Big Picture - a Ofensiva às Consolas?


É certo e sabido que a Valve está descontente com o mercado das consolas, e será apenas lógico que pretenda fazer nesta área aquilo que já fez nos PCs, com sua plataforma de distribuição digital Steam, que nos evita as chatices de ter que meter discos no drive, ou preocupar com DRMs abusivos. Para um cliente do Steam que tenha sido obrigado a reformatar o seu PC, basta reinstalar o Steam e introduzir os seus dados para novamente ter acesso a todos os seus jogos - em vez de ter que lidar com novos processos de activação, e eventualmente as temíveis mensagens de: chave já utilizada, contacte os serviços, blá blá blá... e que muitas vezes terminam com a obrigatoriedade de termos que piratar um jogo que compramos.

Esse assalto às consolas já começou, e chama-se Big Picture. Ou seja, um modo que é especificamente concebido para ser utilizado na televisão da sala, comandado via controlador - sendo até possível configurar o sistema para que arranque automaticamente para este modo quando ligam o PC (a verdadeira "consola" Steam).


E para demonstrar o tipo de inércia que tem irritado a Valve, basta olhar para o teclado virtual das consolas, e compará-lo com a solução que a Valve arranjou. Um teclado que não nos faz desesperar a escrever o que quer que seja.


Ou seja... se a MS e Sony não prestam atenção... não me parece difícil que rapidamente a Valve consiga atrair toda uma geração de gamers "hard-core", que querem a potência dos jogos PC com a simplicidade de utilização das consolas.

A nova geração de consolas está prevista apenas para final do próximo ano... e até lá, a Valve parece ter estrada aberta à sua frente para ir cativando cada vez mais jogadores. A ver vamos no que isto vai dar...

1 comentário:

  1. Já experimentei e gostei bastante. Controlei tudo até com um comando da Xbox360 sem ter que configurar nada antes. ;)

    Pode-se utilizar um browser, e o próprio interface para aceder aos jogos, loja ou mesmo a falar com os amigos é bastante mais intuitivo do que o interface que conhecemos. E têm uma boa musica de fundo... ;)

    Bem isto pode fazer mossa nas consolas... falta é a Steam conseguir lançamentos novos substancialmente mais baratos que os "físicos"!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails