sábado, 4 de agosto de 2012

Xtion - o "Kinect" da Asus


Já está disponível o Xtion da Asus, um sensor 3D para PC em tudo idêntico ao Kinect da Microsoft.

Para além da óbvia utilização em jogos, a Asus tenta também demonstrar as capacidades deste tipo de interface noutros programas e serviços, como o YouTube, Facebook, Picasa, etc.

O Xtion vem acompanhado por 3 jogos, que servem desde logo para aguçar o apetite aos utilizadores:
  • Beatbooster – jogo de corridas
  • DanceWall – competição de dança
  • MayaFit - aulas de ginástica

E promete que muitos mais estarão disponíveis em breve. A Asus inclui na lista de jogos compatíveis com o Xtion titulos como o Virtua Tennis 4 da Sega, Need for Speed: Hot Pursuit da EA, Street Fighter 4 da Capcom, Fruit Ninja da Halfbrick Studios e o famoso Angry Birds da Rovio.

No entanto, penso que este tipo de acessórios estará sempre limitado na sua utilidade de forma "alargada", pelo menos até que passe a ser considerado um periférico comum, e que possa ser utilizado por *todos* os jogos e programas. Não fará grande sentido cada "kinect" de marca diferente necessitar de tratamento especial e programações/suporte específico. Mas imagino que com a sua popularização, se vá evoluindo para uma framework genérica tal como se fez com as placas gráficas 3D e placas de som (OpenGL, DirectX, etc.) e também para os controladores "genéricos" programáveis.

O preço indicado para este Asus Xtion é de 109€.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails