segunda-feira, 18 de junho de 2012

Nova Xbox 720 e Óculos Digitais "Fortaleza" da Microsoft


De acordo com um documento indevidamente revelado, a Microsoft prepara a sua Xbox 720 para chegar ao mercado em 2013... e não virá sozinha. Para além de uma nova geração Kinect 2, que permitirá o uso de múltiplos Kinect para maior cobertura (e assim resolvendo - pelo menos em parte - problemas de oclosões), a maior novidade poderá ser a entrada da Microsoft na área dos óculos digitais à semelhança do Project Glass do Google, com os seus Fortaleza Glasses. (Sendo que Fortaleza vem bem na tradição da MS dar o nome de cidades brasileiras aos seus projectos, como aconteceu com o Kinect - anteriormente conhecido como Projecto Natal.)

Quanto ao hardware da nova Xbox 720, espera-se um sistema cerca de 6x mais potente, com blu-ray (parece que a MS acha que 2013 é ainda muito cedo para depender exclusivamente de conteúdos "digitais" via download), suporte 3D em Full HD 1080p, possibilidade de ter Apps em multitasking, modo "always on" e suporte para mais sensores e periféricos.
A Xbox 720 deverá dar uso a um sistema multicore ARM ou x86, com até 8 núcleos a 2Ghz, para além de um PPC tri-core para retro-compatibilidade com osjogos Xbox 360. Terá também 4GB de RAM, que se espera serem suficientes para a aguentar pelos 10 anos de vida estimada que a MS deseja.

Quanto ao preço, a MS aponta para os $299, que seria um preço verdadeiramente atractivo para tal sistema, e que se torna possível quando consideramos o nível tecnológico actual, onde CPUs, RAM, e GPUs com prestações "suficientes" podem ser adquiridos a preços incrivelmente baixos.

Seja como for, o mais curioso - para mim - é ver que também a MS está a perseguir activamente a área dos óculos digitais... e que, para todos os efeitos, poderá vir a tornar-se numa revolução muito maior do que a que já foi conseguida com o Kinect (e de certa forma, há muitas áreas onde estes sistemas se complementam.)

Xbox 720 no final de 2013, óculos digitais Fortaleza em 2014... vamos lá ver que resposta a Sony estará a preparar. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails