quinta-feira, 14 de junho de 2012

Nintendo Responde a Questões sobre a Wii U




Reggie Fils-Aime respondeu a mais algumas questões que permanecem sobre a nova consola da Nintendo, a Wii U.

Autonomia do Controlador
Com uma autonomia anunciada de 3-5h, Reggie disse que esses números são bastante conservadores, e que a Nintendo se esforçará por oferecer uma autonomia que "não interrompa" a experiência de jogo. Para além disso, relembra que o controlador poderá ser recarregado enquanto se joga.


Jogar sem TV
O Off-TV Play permitirá que os jogadores joguem usando unicamente o ecrã do controlador, podendo usar a TV para outras coisas. No entanto, esta é uma funcionalidade que dependerá de cada jogo, já que caberá aos developers implementarem-na. Os jogos que suportarem terão a indicação do "Off-TV Play" nas caixas.


Controlador Wii U Pro idêntico ao da Xbox 360
Relativamente às críticas de que o controlador "Pro" é idêntico aos controladores da Xbox 360, tenta inverter a situação, dizendo que são os "outros" que se parecem com o da Nintendo. Pois pois. ;P
Mas, o que é certo é que é simplesmente um design que é ergonómico e que dá uma boa experiência de utilização para os jogadores. (Sendo eu um fã dos controladores da Xbox... acho que fizeram uma excelente opção. :)


MiiVerse "Censurado"?
Sabendo-se que muito do mercado da Nintendo é de um público infanto-juvenil, a possibilidade de se trocarem mensagens entre todos no MiiVerse obriga a alguns cuidados adicionais. Para isso irão haver controlos parentais, que permitirão que apenas se converse com amigos, com desconhecidos... ou com ninguém.
Para além disso haverá sistemas de detecção automática de textos e imagens "indevidas", possibilidade de reportar conteúdos indesejados, e também uma moderação feita por pessoal da Nintendo.


Achievements
Distanciando-se da MS dizendo que na Nintendo não obrigam os developers a implementar achievements nos jogos, a Wii U deverá contar - à semelhança do que acontece com a 3DS - de achievements integrados no sistema, e que assim transcendem a sua implementação nos jogos (embora os developers possam implementá-los também, à sua vontade).

Friend Codes
Os crípticos friend-codes da Nintendo continuam a receber muitas críticas dos jogadores, que agora exigem sistemas mais simples e amigáveis de se ligarem aos seys amigos.
Reggie diz que continuarão a haver firend codes, mas de forma diferente. Um sistema que permitirá identificar amigos, com que se terá maior interacção do que com os restantes jogadores... mas que ainda não revelou precisamente como irá ser.

Conteúdos Digitais da Wii
Para quem estivesse preocupado em saber o que iria acontecer aos save games e conteúdos digitais que compraram para a Wii, Reggie confirma que irá ser possível transferi-los para a Wii U.

Espaço de armazenamento
A Wii não terá um disco "gigante" que possa servir para uma utilização mais "digital". Mas, tendo portas USB, a ideia da Nintendo é que cada utilizador possa ir acrescentado espaço à sua medida com discos externos. Considerando que a Wii U vai passar a ter jogos "grandes", como o Mass Effect 3... poderá vir a ser um dos grandes erros da Nintendo... mas vamos ver... (Pessoalmente, não me agrada muito ter discos externos pendurados ao lado de uma consola que pretende ser "compacta").

Ligação Wii U-3DS
Continua a ser algo prometido para jogos futuros, como um novo Smash Bros... mas, parece que não será coisa que se possa esperar nesta primeira fase.

Controlador Single-Touch vs. Multi-Touch
O facto da Nintendo ter optado por um ecrã singltouch para o seu controlador poderá parecer muito estranho nesta altura. Mas Reggie diz que isso não é problema. Para o tipo de utilização que a Nintendo antevê, com o controlador nas mãos, apenas se irá tocar no ecrã com um dedo (ou com o stylus); e que colocar o controlador no colo para usar mais dedos não vai de encontro ao que a Nintendo pretende.

... No entanto, parece-me mais uma opção de conter os custos que poderá limitar o potencial futuro da plataforma...


Jogos Usados
Boas notícias nesta área. A Nintendo diz não ter nada contra os jogos usados, e que não tem qualquer tipo de tecnologia que impeça a venda e reutilização de jogos usados. (No entando se os developers implementarem coisas como os seus próprios portais, conteúdos DLC, e outras coisas que bem conhecemos... será uma liberdade da Nintendo que não terá verdadeiros efeitos práticos.

Wii U em Preto e Branco
Embora tenham sido mostradas na E3 Wii U em preto e em branco, tudo continua em aberto para a data de lançamento...

Aliás, muitas incógnitas permanecem: quanto ao preço que a Wii U terá no lançamento, que jogos estarão disponíveis, se os jogos VC poderao correr no GamePad, etc.

Mas... cá estaremos para acompanhar todos os desenvolvimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails