sábado, 28 de abril de 2012

Nintendo com Prejuízo de $458 Milhões


Pela primeira vez, a Nintendo apresentou um prejuízo anual, no valor de $458 milhões de dólares. Será talvez culpa da falta de visão que fez com que a Nintendo ignorasse por demasiado tempo as novas "ameaças": os smartphones, e também os tablets... que mesmo que continuem a não satisfazer os jogadores mais ferrenhos, são no entanto suficientes para entreter a grande maioria da população.

A Nintendo tem no entanto confiança de que conseguirá dar a volta a este resultado, depositando a sua confiança em "novos" jogos para a 3DS: como o New Super Mario Bros. 2, e o novo Brain Training. Novos jogos que no entanto... acabam por ser apenas "mais do mesmo", e que imagino poderão não ter os resultados tão milagrosos quanto a empresa espera.

Por outro lado, no final do ano deveremos ter finalmente a nova Wii U - e vai ser interessante ver a reacção do público a esta nova consola, que finalmente vai possibilitar que a Nintendo supere graficamente as consolas rivais (as sucessoras da Xbox 360 e PS3 não deverão chegar antes do final de 2013). Mas também aí tenho grande receio que a Nintendo revele falta de preparação... pois mais que uma "caixa de jogos", o sucesso de uma consola/plataforma assenta bastante num grande conjunto de serviços acessórios que vão sendo fornecidos: como o Xbox Live na Xbox, e a PSN na PS3.

... Como já disse por várias vezes, não deixo de ficar um pouco triste ao ver a evolução que a Nintendo teve nos últimos anos (afinal, eu fui uma das pessoas que estive na fila para o lançamento da Nintendo DS light; e para a Wii)... mas a arrogância com que a Nintendo ignorou a ameaça das plataformas mobile e a sua dependência extrema nos seus títulos de referência, pode muito bem vir a fazer com que daqui por mais 3 ou 4 anos, esteja em posição idêntica à da SEGA, e a viver à custa de jogos do Super Mario a correr nos Android, iOS, Xbox, PlayStation... (Pelo menos, parece estar já a abrir os olhos para a distribuição de jogos por via digital/downloads, o que já não é mau.)

O sucesso (ou insucesso) da Wii U vai ser sem dúvida um factor fundamental. E vamos ficar bem atentos para ver que tal os jogadores vão reagir.

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails