segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Forza 4 [Xbox 360]


Como era de esperar, tenho dado muito (e bom) uso à minha Xbox 360, e como não podia deixar de ser, não podia deixar escapar um dos exclusivos mais famosos de sempre e que serve de resposta à saga Gran Turismo na consola concorrente: o Forza Motorsport 4.

Agora na sua 4ª edição, este jogo está melhor que nunca e proporciona centenas (milhares?) de horas de diversão garantida. São muitas centenas de carros à disposição, que mensalmente se ampliam graças aos packs extra, e que serão apreciados tanto pelos amantes da performance pura e dura, como por quem prefira veículos "normais", sem esquecer os velhos clássicos da indústria automóvel.


Como é tradição nos jogos deste tipo, começamos a carreira de forma bem modesta, com automóveis fraquinhos que - embora possam angustiar os "profissionais" da condução - servem para que qualquer pessoa passe por um processo de aprendizagem que lhes permita conduzir mais tarde os modelos "alucinantes", e que se revelam praticamente impossíveis de conduzir por um novato.

A progressão é feita a bom ritmo e sem grandes frustrações (para além de que têm vários modos de dificuldade à escolha, assim como diversas ajudas à condução). Nos modos mais fáceis, o carro até trava sozinho sempre que necessário, para que se possam concentrar apenas no volante e na trajectória. (Actualmente, estou no modo "hard", e daqui para a frente, só mesmo se conseguir arranjar um volante :)


O jogo tem igualmente outras particularidades interessantes: como o uso dado ao Kinect. Permitindo fazer reconhecimento de voz para aceder a diversas funções, e até servir de controlador: bastando para isso que conduzam com um volante imaginário com as mãos no ar. Algo que surpreendentemente funciona bastante bem, e com bastante precisão - mas que não se torna prático devido aos esforço continuado para manterem os braços "no ar". (Mas, para uma sessão rápida com os amigos em casa, como forma de lhes dar a conhecer a Xbox e o Kinect, é altamente recomendável!  :) Podem também usar o Kinect para fazer head tracking, e virarem a "cabeça" no jogo.

Em suma, um jogo obrigatório e que me tem feito perder muitas (mais que muitas) horas de sono, com sessões de jogatinha online com vários amigos a durarem até às altas horas da madrugada (ai ai). O "síndroma" do: "apenas mais uma volta" vai-se repetindo hora após hora, à medida que se vão experimentando diferentes veículos e circuitos - para não falar nas minuciosas afinações e upgrades que se podem fazer a todos os veículos.

(Mal possam, experimentem dar um voltinha no "Radical", um carro inglês que certamente vos vai deixar apaixonados! :)

Haveria muito mais para dizer sobre o Forza 4... mas, não consigo estar aqui a escrever mais sobre ele sabendo que o tenho ali ao lado à minha espera. De resto, não há sequer indecisão possível: o Forza 4 é um jogo obrigatório para todos os possuidores de Xbox 360!

E por isso mesmo... vemo-nos online! (Se ainda não me adicionaram como amigo, façam-no: PtnikX. :)






Por último, convém não esquecer que estamos prestes a receber o pack de carros de Dezembro - o IGN Pack, que sucede ao Speed Pack de Novembro (e se optarão pelo Season Pass, como eu fiz, têm direito a todos eles):



... agora só me falta o volante Forza 4 CSR da Fanatec... :)

2 comentários:

  1. Já conhecia este blog há uns tempos... e desde que começaram os artigos sobre a xbox 360, só serviram para me meterem em "prejuízo" xD
    Comprei uma há 2 dias e agora passo o dia no site à espera de mais noticias... :)
    Em suma, continua o excelente trabalho, estou a gostar imenso!!

    ResponderEliminar
  2. Então não te esqueças de depois me adicionar aos amigos! :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails