terça-feira, 27 de setembro de 2011

Resistance 3 - Como os jogos PS3 Não Deveriam Ser


O recente Resistance 3 poderá ser um dos jogos mais aguardados para a PS3, e que leva aos limites as potencialidades da consola da Sony. No entanto, é também um jogo que demonstra aquilo que por várias vezes tenho criticado nos mais recentes jogos para esta consola: que se chegou a um ponto em que é verdadeiramente inadmissível - para não dizer vergonhoso - todos os processos que impedem que um jogo de uma consola seja "inserir e jogar"!

Poderia ser um vídeo cómico para um "apanhado", mas infelizmente o seguinte vídeo demonstra bem o processo que aguarda quem quiser jogar este Resistance 3.



Como se admite que um jogo acabado de comprar exija uma instalação de um update com 600MB antes de poder ser jogado? Depois, exige que tenham espaço livre disponível para que o jogo possa ser instalado no disco. (Então, para que serve ter 25GB de espaço, ou mais, nos blurays, se acaba por ser tudo copiado para o disco?)

... Entretanto, passou-se 1h ou mais desde o momento que introduziram um jogo com o qual seria suposto divertirem-se!

Mas calma que ainda há mais... se quiserem jogar em modo multiplayer a coisa fica ainda mais interessante!
Para isso, têm que sair do jogo e ir à PlayStation Store, para instalarem uma nova actualização de firmware; após a qual podem regressar ao jogo e introduzirem um código válido para apenas uma utilização para desbloquerem o modo online!

Ou seja... se alguma vez decidirem vender ou emprestar o jogo a alguém, essas pessoas ficarão limitadas ao modo offline. Demonstrando mais uma vez a "gentileza" dos distribuidores e estas interessantes formas de tentar cativar uma clientela que se torna cada vez mais rara (pergunto-me porque será!?!)


É uma total palhaçada... Um dos grandes pontos fortes que me faz considerar uma consola seria não ficar dependente de actualizações dos jogos, drivers, sistema, etc. que temos nos PCs. No entanto, fica agora mais que demonstrado que a principal vantagem das consolas - a de se poder inserir um disco e jogar sem chatices - é, cada vez mais, uma miragem.


No tempo do ZX Spectrum ainda se admitia esperar 4 ou 5 minutos para que um jogo fosse carregado da disquete. Mas esperar mais de 1h para que se possa jogar um jogo acabado de comprar: isto, é algo que me parece transcender toda e qualquer lógica admissível!


[via arstechnica]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails