terça-feira, 13 de setembro de 2011

Nintendo 3DS - um Flop Confirmado?


Parece que aquilo que muitos temiam e prenunciavam (incluindo eu) sobre o futuro da Nintendo 3DS está efectivamente a verificar-se: a Nintendo 3DS está em apuros e há até quem já use a palavra flop.

Ora vejamos o que se tem passado desde ao início da sua comercialização:

Situação bem diferente da habitual nos produtos da Nintendo (a Wii e DS tiveram o seu preço inalterado durante "anos", e sempre com enorme procura). E agora, a Nintendo já começa a inventar com periféricos extra para a 3DS?... Não me parece que seja esse o caminho.

Mesmo o gigantesco corte no preço foi apenas suficiente para aumentar as vendas durante essa semana, e rapidamente voltando aos níveis reduzidos anteriores.

Parece que fica provado que o "3D" por si só não é suficiente para garantir o sucesso de uma consola - nem tão pouco que a Nintendo tenha acertado ao pensar que podia ignorar a ameaça de iPhones e Android, que aos poucos têm "roubado" o mercado dos jogos destas consolas.

E mesmo com a Wii U anunciada, não me parece que a Nintendo consiga alguma vez repetir o feito conseguido com a Wii e a DS Light. Vamos lá ver se a empresa nipónica consegue reagir e adaptar-se a estes novos tempos, porque tal como está... começa a afundar-se.

8 comentários:

  1. Acho curioso o mediatismo em torno de um "fiasco" que, para o mesmo perído de vida, está a vender ao mesmo nível que a Nintendo DS vendeu após o seu lançamento. Ainda muita tinta vai correr sobre o assunto, mas cheira-me que a pressão dos investidores em que a Nintendo lance jogos "grátis" para iPhone e Facebook ainda se vai voltar contra eles…

    ResponderEliminar
  2. @Telmo

    É daquelas coisas que só se poderá avaliar passados uns anos, é certo.

    Mas, o que também é certo é que os indicadores não são nada positivos - e mesmo não ligando a indicadores, ainda no outro dia estive reunido com vários amigos, 5 ou 6 deles que compraram um DS por "contágio" meu, e que tal como eu costumavam andar com ela para todo o lado. E... olha que nenhum deles agora anda com ela. (até falamos desses "bons velhos tempos")

    E estamos a falar de "fanáticos" de jogos, onde alguns deles têm em casa uma Wii *e* uma Xbox 360 *e* uma PS3.

    Portanto, parece-me que até podem servir de referência para o "interesse" nas coisas.
    (Até lhes perguntei se olhavam para a Wii U com boas perspectivas, por pura curiosidade, e a resposta foi... "mehhhhh")

    ResponderEliminar
  3. A resposta deles à Wii U não é muito diferente da minha, mas isso já é outro tema...

    Eu não conheço, pelo menos assumido, nenhum jogador "fanático" que tenha largado os jogos tradicionais para jogar Farmville ou Angry Birds. Não dizendo, com isto, que ambos não possam coexistir. Bem se viu pela diferença de vendas entre a Wii e a PS3/360 que há mercado para todos os estilos, mas que só um deles é estável.

    A Nintendo fez muito bem em inovar com a Wii e a DS nos seus respectivos tempos e explorar mercados desconhecidos. Deram imenso dinheiro, mas também são mercados mais voláteis. O tom mais "tradicional" que se vê na 3DS é um sinal de que compreenderam isso — as pessoas que compram consolas querem jogos "a sério", mesmo que também gostem de "joguinhos".

    Claro que cometeram alguns erros, o lançamento foi fraco a nível de jogos (mas não tão fraco como o da DS), o preço inicial era muito elevado, etc. Vai ser praticamente impossível repetir o sucesso da Nintendo DS, por uma série de factores, mas dizer isso era o mesmo que chamar flop às consolas de geração actual como PS3 e 360.

    Mas também é sempre difícil prever sucessos espontâneos... a DS teve uma explosão de vendas com os "Brain Trainings" e jogos de puzzles, a PSP "ressuscitou" no Japão graças ao Monster Hunter.. até a Gameboy original teve um sucesso extraordinário quando se pensava estar em fins de vida, graças ao primeiro Pokémon.

    Eu perceberia se os investidores criticassem a Nintendo por não ter lançado praticamente nada para a Wii desde Dezembro, ou pela escassez de grandes títulos para a 3DS até ao momento. Mas quando fazem anúncios extraordinários para 2012 e são recebidos com críticas por não lançarem jogos grátis ou a menos de 1 dólar… faz-me pensar se daqui por 5 anos ainda vamos ter algum resistente a lançar jogos AAA no mercado.

    ResponderEliminar
  4. @Telmo

    Tocaste num dos pontos essenciais: "...difícil prever sucessos espontâneos... a DS teve uma explosão de vendas com os "Brain Trainings" e jogos de puzzles"

    Exacto, a DS teve uma explosão de vendas, porque de repente não era só para os "gamers" tradicionais, mas para "todos".
    Só que, esses "todos" sentem-se agora satisfeitos com as ofertas que têm nos seus iPhones e Androids.

    Agora diz-me o que te parece mais provável: convencer as pessoas a gastar centenas de euros numa consola de jogos portátil cuja função já quase totalmente efectuada num smartphone, só por causa de meia-dúzia de jogos "AAA"; ou se sejam simplesmente esses jogos "AAA" a migrarem para as novas plataformas onde as pessoas estão?

    Para mim, a resposta parece-me evidente...

    ResponderEliminar
  5. O problema dessa migração é tudo o que se perde pelo caminho. O mercado "casual" consegue abandonar tão depressa uma plataforma como aderiu a ela. Mesmo que saíssem comandos para os dispositivos iOS, seria um investimento justificado?

    Eu olho para a PS3 e 360 que, com o seu mercado mais limitado, também têm maiores vendas de software. No caso da DS foi diferente, houve mesmo muitos jogos muito bons para o mercado tradicional. Mas a Wii, tirando os jogos vindos da Nintendo, foi invadida por clones do Wii Sports. Não era por transformarem a 3DS num smartphone com uma appstore que iam ter mais sucesso – as pessoas compram Angry Birds porque é baratíssimo no telemóvel que já tinham, mas duvido que comprem telemóveis por causa do Angry Birds... da mesma maneira que ninguém criou uma conta no Facebook porque queria mesmo jogar Farmville :)

    Agora não venham é dizer aos poucos fabricantes de jogos que restam para deixar de fazer os seus grandes títulos e trocá-los por coisas que uma pessoa saca quando apanha a promoção "grátis só hoje", experimenta uma vez e depois apaga. Gosto muito dos meus RPG's que duram 50 a 100 horas :D

    ResponderEliminar
  6. Eu só estou a dizer que, daqui por um par de anos, provavelmente tens os teus RPGs de 100h disponíveis no iOS, Android e WinPhones... E se nessa altura se justificará ter um 3DSi GT Turbo 2.0, e que para além de se anunciar como uma consola a sério ainda te tenta impingir "comandos adicionais" de encaixar.

    ResponderEliminar
  7. Nessa altura, para teres esses jogos, também deves ter coisas para encaixar nos tais dispositivos… ou eles já começam a trazer botões. Além disso, fica bem mais barato comprar uma consola dedicada, do que comprar dispositivos que ao fim de um ano são tornados obsoletos pelo próprio fabricante. A DS mais velhinha de todas (7 anos) ainda corre os jogos lançados para a DS este ano… o meu iPhone com 2 anos já não corre metade das coisas que há na App Store...

    Posso estar muito errado, mas não me convencem tão cedo que um telemóvel possa replicar e até susbtituir a experiência de uma consola (mesmo que seja necessário metê-lo em airplane mode pra n receber distracções enquanto se joga lol). Mas se estiver errado, venham eles, que eu continuo a achar que há lugar para todos!

    ResponderEliminar
  8. Eu estou interessado na 3ds, mas mais por curiosidade e porque a minha ds pifou!

    A minha mulher e capaz de ma oferecer este aniversario :o)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails