domingo, 1 de maio de 2011

Star Fox 64 3DS


Mais uma prova de que o 3D e as consolas mobile não "combinam". O remake do clássico Star Fox 64 para a Nintendo 3DS irá usar o giroscópio para controlar o movimento da vossa nave. Ora... a ideia é boa, mas ao movimentarem a 3DS, irão deixar de estar no "ponto certo" para verem o jogo com o efeito 3D.

Esta era já uma das minhas principais críticas à 3DS (já que tenho a mania de movimentar bastante a consola durante jogos de acção)... e qualquer jogo que pretenda usar este método de controlo pelo giroscópio tornará esse problema am algo "obrigatório".

4 comentários:

  1. Ahem. Funciona. Usei isso no Zelda e funcionou, usei isso no Resident Evil, idem. As pessoas usam isso no Steel Driver e a reacção é "funciona". Mesmo testando isso com jogos que não usam o giroscópio, movimentando a consola e… nunca se perde o efeito (a não ser que se abane a consola como se tivesse a estrangular alguém, e até agora nunca foi esse o objectivo).

    A consola tem uma boa área de segurança para que não desapareça o efeito, tenta movimentar a cabeça com uma consola parada, e vês que surge um movimento da imagem da consola que se adapta, ou seja, vês uma imagem diferente, "de um ponto de vista diferente", mas nunca perdes o efeito 3D. Onde se nota mais isso, inclusivé, é quando tiramos fotografias ou usamos os AR Games: movimentamos a consola como necessidade, mas nunca perdemos o efeito.

    ResponderEliminar
  2. @Nuno

    Poderá variar de pessoa para pessoa, sei lá.
    Conforme se pode ver no vídeo que fiz, qualquer pequena alteração do angulo de visão assassina logo o efeito 3D.

    Mas, admito que sou suspeito, pois não me conseguem convencer a ter 3D num ecrã "2D", seja lá porque método for... ;)

    ResponderEliminar
  3. Qualquer gravação com uma câmara assassina logo o efeito 3D sem movimento, mas os teus olhos funcionam de maneira diferente…

    Seja como for, o efeito nunca é igual para toda a gente… no entanto o que acontece é que a quase totalidade das pessoas (a não ser aquelas que são entrevistadas pela Sun) vê o efeito sem problemas, com e sem movimento da consola. Seja como for, no caso do Star Fox, nada te obriga a usar o giroscópio, é uma opção e não é um problema… Mesmo que querias jogar com movimentos bruscos, podes sempre desligar o 3D com um simples dedo.

    ResponderEliminar
  4. Da minha exeriência, usar o giroscópio e o 3D ao mesmo tempo tem funcionado bem. Tanto no Face Raiders como no Zelda (sendo neste um método opcional), é usado para simular uma perspectiva 1:1 para dentro do mundo de jogo, como deslocar uma janela. Como uma pessoa continua a olhar para o ecrã, continua a ver bem em 3D.

    Já no StarFox, não faço ideia de que forma será implementado (mas mesmo assim foi anunciado como um método de controlo opcional). Mas imagino que será diferente do que teríamos se o jogo fosse controlado com um Wiimote e mais ao estilo "perspectiva do cockpit". Mas quando houver vídeo já se vê :)


    btw, relativamente às câmaras, é engraçado ver através de uma câmara 3D o ecrã da 3DS... :P

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails