quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O Sucesso de CityVille

Como é que um jogo consegue, em apenas 30 dias, 90 milhões de jogadores "viciados"? Pois bem, o seguinte fluxograma deverá ajudar a explicar o factor do seu sucesso.

O CityVille da Zynga eclipsou por completo o sucesso do anterior Farmville, demonstrando que a Zynga sabe aproveitar ao máximo todos os ensinamentos sobre como "cativar" os jogadores, e fazer com que estes - por sua vez - atraiam os seus amigos para o jogo, usando o sistema: Objectivo/Recompensa/Partilha.

Uma análise aos níveis iniciais revela que sempre que um utilizador completa um objectivo e recebe uma recompensa, é imediatamente incentivado a partilhar o feito com os seus amigos, na sua wall do Facebook, ou enviando prendas e convites. Nos primeiros 3 níveis, isso acontece 9 vezes... e os resultados parecem falar por si próprios.


[via Kevin Rose]

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. O sucesso do jogo não se trata de nenhuma fórmula mágica, de nenhum conceito genial ou de mecânica única e brilhante…

    Trata-se sim das pessoas (milhões delas) que no seu local de trabalho estão a jogar. Diga-se que um jogo de browser onde se usa o rato e de vez em quando o teclado (para comentários) passa despercebido, o que em comparação um jogo de consola (portátil) ou telemóvel acaba por chamar à atenção.

    Não é por acaso que os picos de actividade destes jogos de Facebook dão-se durante o horário laboral, normalmente por parte de quem "trabalha", sejam eles trabalhadores ou até mesmo estudantes. Além disso, o sucesso da Zynga é visível através da publicidade… Muita gente não está para procurar por jogos (como um jogador propriamente dito), mas sim vai no que lhe cai nas mensagens do Facebook de amigos que estejam a convidar.

    ResponderEliminar
  3. @Nuno

    Ora aí está a soluução para a crise, um jogo patrocinado pelo Governo (não o actual, mas um "governo" ideal que funcione mesmo a sério), onde o jogo é *produzir*! Mas em vez de ser produção e dinheiro virtual, se produzem coisas a sério e se recebe dinheiro a sério!

    É só trocar o nome daquilo a que se chama "trabalho", que é sucesso garantido!

    MoneyVille, ganhe dinheiro real a contribuir para o aumento de produtividade do país! ;)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails