sábado, 30 de outubro de 2010

Vendas da Nintendo DS em Queda

Provando que a arrogância se paga cara, a Nintendo vê as vendas da hiper-bem-sucedida Nintendo DS cairem a pique:


Comparado com igual período do ano anterior, as vendas da DS caíram para metade. O que combinado com a redução de vendas da Wii e o câmbio do Yen, fazem com que a Nintendo tenha perdido 44% do rendimento - marcando o primeiro "prejuízo" da companhia em sete anos.

Embora a 3DS esteja a suscitar alguma curiosidade... vamos lá ver se conseguirá cativar o mercado, nesta altura em que Android e iPhones têm dominado e crescido.

4 comentários:

  1. Bem, ao fim de 7 anos lá teriam de ter algum prejuízo, né? :P

    Seja como for, não tenho dúvidas que a 3DS consegue cativar o mercado… de jogadores de video-jogos. Vá, Android e iPhones são telemóveis e são precisos para comunicar, mas nunca terão a qualidade e serviço dos jogos das consolas portáteis (como por exemplo, a DS). A qualidade de micro jogos "de momento" no iPhone (porque em Android ainda está muito fraco e com pouca atenção…) tem subido, e já encontramos excelentes casos de bom desenvolvimento, mas nunca terão a qualidade de jogos a longo termo como temos nas consolas.

    As pessoas, que realmente são o público jogador de video-jogos, e não os utilizadores de telemóvel que fazem download de uma aplicação "porque é gira", nunca pegarão no seu iPhone ou Android Mobile para jogarem aquele jogo que os acompanha durante noites seguidas antes do dormir, até porque basta alguém mandar uma mensagem ou até fazer um telefonema que toda aquela atenção prestada num jogo "a sério".

    ResponderEliminar
  2. Olás, por um lado concordo com o comentário do Protokun, mas também dá para ver que (os números nunca são pequenos nestes casos) muitos jogadores vão passar a usar só o telemóvel, ou o aparelho-integrado ou lá como quiserem chamar à coisa. Os fãns Nintendo vão comprar a 3DS. Eu incluído. O factor preço vai ser determinante, como em tudo.

    É mais que natural que a DS já não tenha o fulgor que outros tempos. Evidente. TODA A GENTE A TEM ! :-)

    Mas arrogância porquê ? A tal arrogância que a Apple tem ? Ou posição dominante ? O adjectivo não é bem aplicado e é depreciativo vais-me desculpar.

    As vendas tenderão a cair fruto da forte concorrência vinda do lado dos smartphones, mas não é nada que a Nintendo não saiba claro. Embora alguns pensem que lá estão todos a dormir, ou em festa permanente, não será assim. As vendas vão caír a não ser que genialmente a consola fosse comercializada a 70 euros, e depois ganhassem dinheiro pelos jogos (quer publicando quer pelos royalties sobre os produtores).

    O mercado é gigante. Se as vendas da 3DS se limitarem à quota de mercado neste momento os números vão continuar a dar saúde à Nintendo.

    Nestes artigos há que separar o que é jogador de ocasião do jogador apaixonado, e ambos têm crescido nos últimos anos.

    Eu não me preocuparia muito, e só fica bem batermos palmas à Nintendo pela companhia apaixonada e genial que é, e pelo brilho especial que dá a este mundo.

    O povinho agora só tem olhos para a apple, que está a trabalhar bem sim, e a gerar concorrência. Mas o nicho apaixonado dos jogos existe e é gigante. Não me preocuparia com a Nintendo.

    ResponderEliminar
  3. @ProtoKun

    Olha que tens aí uma frase que vou marcar no calendário para ser revisitada daqui por 1 ou 2 anos. :)

    "A qualidade de micro jogos "de momento" no iPhone (porque em Android ainda está muito fraco e com pouca atenção…) tem subido, e já encontramos excelentes casos de bom desenvolvimento, mas nunca terão a qualidade de jogos a longo termo como temos nas consolas"

    Este nunca vai "sair-te caro"! ;)


    @MasterFly

    Sim concordo: o mercado está saturado, toda a gente tem DS's (eu incluído)... e muitos irão continuar a manter-se fieis.
    Mas acredito sinceramente que a fatia que deixará de carregar "2 aparelhos", assim que sente que basta apenas 1... não é de menosprezar.

    A arrogância que atribuí à Nintendo foi a de olhar inicialmente para os mobile como não sendo sequer "concorrência" - embora acredite que tenha sido apenas para marcar a opinião pública, enquanto internamente estariam bem preocupados a procurar argumentos para poder competir... Mas, isso será o mercado a decidir.

    :)

    ResponderEliminar
  4. O problema que vejo relativamente aos jogos com longevidades normal de, bem, um jogo, é que quando surgem no iPhone (novamente nem refiro os Androids), são adaptações fracas que se resumem a botões simulados no ecrã táctil que são piores de utilizar que dormir numa cama de picos. Além disso é o pormenor que temos os polegares a ocupar mais de 1/4 do ecrã e muitas vezes a esconder pontos vitais dos jogos.

    Tal não acontece numa DS por exemplo (ou na PSP, a outra consola portátil menos famosa mas que ainda consegue ter um ou outro atractivo), pois não só temos à disposição botões, aquelas coisas vitais para qualquer jogador "a sério", como não ocupamos o ecrã com dedos, deixando-os livres para a sua visualização.

    Vejo muita gente a ir para o quarto de banho jogar Sudoku e Angry Birds (o que questiono o propósito da sanita, mas desde sempre que o ser humano tem a necessidade de estar acompanhado no WC com algum objecto de distracção), que se orgulham de "eu já passei 2 horas a jogar #nome do jogo# no meu iPhone na sanita!", em que eu penso sempre "mas isso é quanto tempo eu jogo DS na minha cama, em média, 1 a 2 dias", por isso novamente questiono se algum dia o iPhone será mais que um produto de jogos a longo termo. Ainda está para surgir um fenómeno na App Store do iPhone que se compare a um New Super Mario Bros ou até mesmo Pokémon, como first party, ou até mesmo jogos de third party como o bastante bem sucedido Professor Layton, que foi um sucesso bastante bom pela Europa toda.

    Mas já que falamos em arrogância da Nintendo, questiono-me se arrogantes aqui não serão a Apple? Se bem me lembro, este ano eles disseram algo como "o iPod Touch, iPhone e iPad superaram as vendas da DS e da PSP", um número que ainda hoje questiono "onde??". Isso na altura suscitou alguma polémica pois foi comprovado que esses números, de facto, não se comprovaram, muito provavelmente porque a Apple nem se deu ao trabalho de procurar devidamente os números correctos. Obviamente não se pronunciaram depois do evento sobre esses números "fictícios".

    Eu tenho um amor muito forte com a Apple, e um ódio profundo aos seus preços, que me põe na situação de não poder comprar muitos dos seus produtos… Mas já desde que conheço a marca, ainda eles faziam "aqueles computadores coloridos muito fixes", sempre lidei muito com a arrogância e "cockyness" da marca :P.

    Uma coisa é certa, não há muito tempo a Nintendo mostrou a sua preocupação mais que sabida do mercado dos telefones móveis e outros dispositivos móveis como concorrentes, mas no entanto a Apple ainda admite que os telefones com Android, e agora Windows 7 Mobile, não são um problema :). Quero ver num futuro curto, agora com a presença de tantos telefones móveis com Android com preços mais apetecíveis e a subida incrível da Samsung no mercado, se a Apple vai manter essa opinião.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails