Tal como era previsível, o OnLive - o serviço que permite jogar jogos via streaming de vídeo em tempo real - demonstrou já o seu funcionamento nos smartphones, neste caso num iPhone:
Como seria de esperar, o problema principal é o "lag", o que faz com que jogar actualmente via rede 3G se torne ainda problemático (via WiFi dizem que está já na fronteira do "aceitável") mas isso serão coisas que serão cada vez menos importante à medida que vamos tendo maiores velocidades e largura de banda nas redes móveis (4G, LTE.)
Com este tipo de tecnologia, deixamos de necessitar de placas gráficas 3D "potentes" no dispositivo local, abrindo novas possibilidades... dispositivos ultra-compactos e leves com autonomia para muitas horas, mas que mesmo assim disponibilizam uma excelente experiência em jogos 3D com gráficos hiper-realistas que estão a ser calculados remotamente em servidores dedicados para esse efeito.
(Considerando que uma grande parte dos jogos "interessantes" recai já na componente multiplayer "online", não me parece que a parte de estar dependente do tal servidor gráfico para jogar seja assim tão preocupante.)
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
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