quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O que é o HDR?

Certamente já terão passado por algum jogo ou imagem que fala deste HDR; mas afinal o que é esta coisa de imagens/vídeos com High Dynamic Range?

Ora bem, o olho humano tem uma capacidade surpreendente de adaptação: tanto somos capazes de ver o que se passa numa sala quase às escuras iluminada apenas por uma vela; como o que se passa numa praia solarenta no pico do verão.
No entanto, quando se pretende representar essas diferenças de luminosidade num monitor ou fotografia... as coisas tornam-se mais complicadas, já que a maioria dos métodos à nossa disposição apenas permite reproduzir uma gama bastante restrita de níveis de luminosidade. (Basta pegar num portátil cujo ecrã pareça "muito brilhante" numa sala escura, e trazê-lo para o ar livre, à luz do sol, onde rapidamente o seu aparente "brilho" se torna quase imperceptível.)

Daí que sejam utilizados alguns truques e técnicas para representar uma maior gama dinâmica nestes meios.
No caso das fotografias, o mais comum é tirar múltiplas fotografias da mesma cena, com exposições diferentes, para permitir captar o detalhe da imagem em todas as zonas, quer estejam em partes escuras ou demasiado iluminadas; essas imagens são depois tratadas para reconstruir uma imagem que se aproxime da realidade - ou que a exagere segundo os gostos artísticos do seu criador.

E curiosamente, o mesmo conceito pode dar origem a coisas completamente opostas: já que no caso dos videojogos o que se pretende é simular o aspecto de um mundo real na reduzida gama de luminosidade possível num ecrã de computador.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails