E para os jogadores mais novos, aqui está um artigo de leitura interessante sobre a evolução que os jogos tiveram (ou não) nos últimos 10 anos, comparando o panorama "gamer" de 1998 com o de 2008.
É curioso ver que, embora graficamente as coisas tenham evoluído bastante... o que é certo é que continuamos a jogar praticamente as mesmas coisas - sendo que o factor divertimento dificilmente terá aumentado na mesma proporção que a qualidade gráfica.
Hoje jogamos Tomb Raider Underworld, em 98 jogavamos Tomb Raider III; e o mesmo se passa com Collin McRae's, Quake's, Unreal's, Metal Gear Solid, etc.
E por muito rudimentares que pareçam os gráficos desses jogos antiquados, o que é certo é que naquela altura, todos "nós" delirávamos com as proezas gráficas que os programados iam inventando a cada nova geração de jogos.
Hoje em dia, com o realismo que assistimos, acho que parte desse "encanto" se perdeu - uma vez que já todos esperamos que qualquer novo jogo tenha gráficos "realistas."
Bem... pode ser que finalmente os criadores de jogos deixem de apostar tanto na parte gráfica e se concentrem novamente no essencial que fica por trás dos gráficos. Aquele "essencial" que nos fazia ficar horas a jogar Chuckie Egg e outros tantos jogos que apenas têm meia dúzia de píxeis a saltitar no ecrã.
segunda-feira, 5 de janeiro de 2009
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