quinta-feira, 1 de maio de 2008

GTA IV - 360 vs PS3

O pessoal pede, eu acedo. Aqui fica um vídeo comparativo da qualidade gráfica do recém lançado (e já mega-sucesso) GTA IV na PS3 e na Xbox 360.

Pessoalmente, acho que este vídeos em baixa resolução são insuficientes para demonstrar o que quer que seja. Se querem ter uma ideia mais real, é irem até a loja de jogos mais próxima e verem o jogo real num ecrã de 40"! :)








De resto, não se preocupem muito... o jogo está virtualmente idêntico em ambas as consolas, pelo que ninguém ficará decepcionado, quer tenha uma PS3 ou uma 360.

2 comentários:

  1. Quanto a isto vou ter de ver com os meus próprios olhos pois a contra informação na net é grande.
    A ver se Sabado vou ver as duas versões lado a lado.

    No entanto eis algumas realidades que já consegui apurar:

    A Xbox apresenta Dithering, ao passo que este é inexistente na PS3. Este efeito é causado pela falta de tons de cores na palette usada. A gama da tons usado na PS3 é maior o que permite maiz riqueza e mais "calor" na imagem.

    O HDR da PS3 é mais intenso do que a versão Xbox 360 (FP16 na PS3, FP 10 na Xbox 360).

    A Versão Xbox 360 trabalha a 720p 2xAA. A versão PS3 trabalha a 640p 0xAA.

    Aparentemente esta diferença na resolução não se trata de uma limitação mas de uma escolha. A PS3 aplica um efeito de feather com 0.5 de raio que cria um ligeiro blur na imagem que substitui o AA no upscale para 720p. O resultado final é a existência de uma menor quantidade de "aliasing" (efeito de escada) na versão PS3, o que acaba por lhe conferir a vantagem a nível gráfica.

    Exemplos:
    IGN:
    Versão Xbox 9.5/10 em gráficos
    9.8/10 nota final
    http://xbox360.ign.com/articles/869/869815p3.html

    Versão PS3 10/10 em gráficos
    10/10 nota final
    http://ps3.ign.com/articles/869/869647p4.html

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  2. Ah sim, esqueci-me. O pop up dos objectos é muito superior na versão Xbox 360

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