domingo, 10 de agosto de 2025

Nvidia suporta Windows 10 até 2026

Nvidia vai assegurar os drivers para Windows 10 até Outubro de 2026, mas começa a dizer adeus às placas GTX 10xx e anteriores já este ano.

A Nvidia anunciou que vai deixar de lançar actualizações para GPUs das séries GeForce GTX 9xx e 10xx a partir de Outubro de 2025. Isso inclui placas populares como a GTX 1060, que apesar da idade, ainda são muito usadas em PCs de gaming. A decisão afecta os chips baseados nas arquiteturas Maxwell, Pascal e Volta.

Além disso, o suporte para drivers no Windows 10 será descontinuado em Outubro de 2026. Esta data prolonga o uso do Windows 10 por ano após o fim do suporte oficial da Microsoft, dando algum conforto aos utilizadores que estiverem a pensar tirar partido das actualizações de segurança prolongadas (ESU). A partir dessa altura, apenas o Windows 11 continuará a receber novos drivers para GPUs Nvidia, incluindo as mais recentes das séries RTX 40 e 50. Mesmo após o fim das actualizações Game Ready, a Nvidia promete lançar correcções de segurança trimestrais para as placas afectadas até Outubro de 2028. Estas actualizações não melhorarão o desempenho em jogos novos, mas garantem alguma protecção para quem se mantiver nesses GPUs.

A empresa já tinha dado sinais de que esta mudança se aproximava, ao declarar em Janeiro que o suporte CUDA para estas arquitecturas estava "concluído". Esta será a primeira vez desde 2021 que a Nvidia abandona oficialmente GPUs mais antigos. E este fim de suporte de placas gráficas, a par do fim do Windows 10, irá pressionar muitos gamers a actualizarem as suas máquinas - segundo dados do Steam, o Wndows 10 ainda continua a ser usado por mais de um terço dos gamers que usam a plataforma.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails