domingo, 7 de maio de 2023

Discord gera discórdia com mudança dos nomes de utilizador

O Discord meteu-se numa grande confusão com a infeliz decisão de alterar o sistema de nomes de utilizador, removendo os números para adoptar nomes únicos.

O Discord tinha implementado uma forma engenhosa de permitir que todos os utilizadores pudessem ter o "nickname" que desejassem, adicionando um diferenciador numérico a seguir ao nome. Ou seja, milhares de utilizadores podiam partilhar um mesmo nome principal, sendo que cada um teria um número diferente como Nome#1234, Nome#3333, Nome#4444, etc. Mas, vindo do nada, o serviço anunciou que irá passar a utilizar nomes únicos, ao estilo de redes como o Twitter, e a confusão instalou-se.

Todos os utilizadores terão que escolher um nome único, significando que, de entre os milhares de utilizadores que tinham escolhido o mesmo nome principal, apenas um deles irá conseguir mantê-lo, com todos os restantes milhares a terem que se desenrascar para criar um novo nome não repetido.

Para complicar a situação, o Discord vai ter utilizadores "preferidos", a quem dará prioridade na escolha de nome, para reduzir o risco de um nome "famoso" ir parar a outro utilizador que não o utilizador famoso que se pensaria ser. Mas claro que nem todos terão o mesmo tipo de atenção por parte do Discord, e vai ser garantido que alguns nomes relativamente bem conhecidos irão ser apanhados por utilizadores indevidos. Um tipo de sarilho que até se pode considerar ser "merecido" por o Discord estar a fazer isto sem necessidade.

Ao contrário de uma rede social, no Discord a maior parte dos utilizadores estará em canais e grupos mais restritos, onde os utilizadores se conhecem uns aos outros, e onde não existe grande necessidade de nicks únicos para diferenciação. De momento, não parece haver qualquer possibilidade do Discord concretizar este objectivo sem angustar grande parte dos utilizadores, num processo que se irá arrastar durante meses. E, pelo que se pode ver, parece ser daquelas coisas em que ninguém terá nada a ganhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails