domingo, 5 de abril de 2020

Como nasceu o Sinclair ZX Spectrum


Na década de 80 um pequeno microcomputador revolucionou o mundo. Agora, temos oportunidade de revisitar como é que o Sinclair ZX Spectrum foi criado, espreitando o protótipo que lhe deu origem.

O ZX Spectrum veio no seguimento do ZX81 (modelo que se tornou no primeiro computador em que tive a oportunidade para "mexer à vontade" e começar a programar, por simpatia de um vizinho que o tinha comprado), numa altura em que os "computadores" ainda eram associadas a máquinas misteriosas e ultra-dispendiosas, ao alcance apenas de empresas mais afortunadas, e aos quais apenas umas poucas seleccionadas tinham acesso (de vez em quando, lá nos dando uns bónus, como uns desenhos em ASCII impressos em folhas de papel perfurado).

Foi graças ao ZX81, e principalmente ao ZX Spectrum, que muitas pessoas puderam ter o seu primeiro contacto com um computador. E embora seja inegável que, para a grande maioria, a sua utilização se limitasse a fazer LOAD "" para carregar os jogos; para alguns outros, originou também a curiosidade de começar a fazer uns PEEKs e POKEs e começar a criar uns programas do estilo:
10 PRINT "OLA"
20 GOTO 10

... E é graças a isso que muitos de nós estamos onde estamos hoje, a fazer o que fazemos! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails