quinta-feira, 14 de junho de 2018

Campanha de crowdfunding do Sinclair ZX Spectrum Vega Plus prestes a desintegrar-se


A muita aguardada e desejada consola ZX Spectrum portátil Vega Plus que angariou mais de 500 mil libras no Indiegogo pode estar prestes a tornar-se em mais um dos grandes falhanços do crowdfunding.

Anunciado no início de 2016, este projecto do Vega Plus prometia dar aos saudosistas do ZX Spectrum uma consola portátil que lhes permitia revisitar todos os clássicos deste micro-computador que encantou gerações. A data de entrega prometida era Setembro de 2016 mas, quase dois anos mais tarde, os apoiantes desta campanha continuam sem ter as consolas, ao ponto do próprio Indiegogo - que normalmente tem uma atitude "não é nada connosco" - ter vindo dizer que está preocupado com o projecto e que irá dar início a um processo de cobrança coerciva para tentar recuperar o dinheiro possível dos responsáveis e efectuar as devoluções a quem investiu no projecto.

Isto depois de muitas centenas de apoiantes terem pedido reembolsos ao longo dos últimos meses e sendo completamente ignorados pelos responsáveis do projecto, que continuamente vão prometendo que o lançamento "está para breve" (a última promessa é a de que as consolas começarão a ser entregues a 15 de Junho, amanhã) - mas recusando-se a mostrar fotos da produção em volume das mesmas, como tem sido pedido por algumas das pessoas que apoiaram o projecto.

O que é certo é que as perspectivas não são nada boas; com os responsáveis a terem arranjado desculpas e mais desculpas ao longo dos últimos anos; atirando as culpas para pessoas que entretanto abandonaram o projecto (e que eles acusam de estarem a tentar sabotar o seu trabalho)... mas também revelando manifesta falta de coerência: para quem supostamente está a dias de "entregar" as consolas, lembraram-se recentemente de que afinal podem não ter os direitos dos jogos que tinham prometido incluir na consola, como se ao longo dos últimos dois anos ninguém se tivesse lembrado disso.


Até prova em contrário, são mais uns milhares de pessoas que irão ficar "escaldadas" por esta campanha de crowdfunding, que ainda por cima tirou partido do apelo à nostalgia por uma peça icónica da história dos computadores... o que só por si deveria ser motivo para que fossem severamente responsabilizados por este incumprimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails