domingo, 4 de março de 2018

AI descobre como ganhar no jogo Q*bert usando um bug


Investigadores foram surpreendidos pela habilidade do seu sistema de AI, quando este descobriu uma forma inesperada de amealhar a máxima pontuação possível no clássico jogo Q*bert.

Deixar sistemas de AI a "brincar" com jogos tem sido uma das formas que muitos investigadores encontraram para explorar o seu processo de aprendizagem e auto-melhoramento, mas de vez em quando lá vão surgindo umas surpresas. Neste caso, um grupo de investigadores da Universidade de Freiburg na Alemanha, foi confrontado com uma descoberta inesperada, quando o seu agente AI começou a somar pontos de forma aparentemente impossível... por ter descoberto um bug que lhe facilitava a vida.

O jogo Qbert consiste numa pirâmide de blocos coloridos, pelo qual temos que andar a saltar para os fazer mudar de cor e passar de nível (e evitar os "inimigos"). É o tipo de jogo clássico que se pode tornar num desafio interessante para uma inteligência artificial, mas neste caso a inteligência artificial demonstrou não ser mesmo nada burra. É que, de alguma forma, a AI descobriu como activar um bug que, em vez de o fazer passar para o nível seguinte, começou a fazer piscar todos os blocos permitindo ganhar pontos a alta-velocidade e de forma mais eficiente do que se tivesse que jogar da forma esperada.

... De certa forma podemos dizer que esta Inteligência Artificial descobriu como ganhar fazendo batota! :)

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails