terça-feira, 11 de agosto de 2015

Error Prone desafia-te a conduzir melhor que um carro sem condutor


Já passaram por situações em que, ao circularem na auto-estrada, se deparam com abrandamentos inesperados, que parecem não ter qualquer motivo para existir? Este Error Prone permite ver que isso se deve ao factor humano.

Tendo recentemente feito umas largas centenas de quilómetros na estrada (e agradecido ao Waze por me livrar de um engarrafamento com mais de 20Km de extensão), pude comprovar por várias vezes o efeito que este jogo que vos trago hoje, demonstra.

O Error Prone é um jogo que pode ser jogado no browser, e que nos apresenta veículos a circular em círculo. O modo de controlo é muito simples: basta carregarmos na tecla com a letra referente ao carro que queremos controlar, sendo que carregar na tecla o faz acelerar, e não carregar o faz abrandar. O objectivo é ver que distância conseguimos percorrer no tempo disponível... em comparação com um sistema de condução autónoma que o faria com o máximo de eficiência.


Embora seja um jogo ultra-simples, consegue demonstrar perfeitamente aquilo que se passa no mundo real, onde uma qualquer travagem ou desaceleração provoca um efeito em onda que se vai propagando, dando origem aos tais "engarrafamentos mistério" sem qualquer explicação aparente - e tudo apenas porque alguém terá abusado um pouco mais do que devia no acelerador e/ou travão.

... Para mim era simples de resolver, mesmo antes da chegada dos carros autónomos sem condutor: em auto-estrada era impor uma velocidade única e sem ultrapassagens; com uma faixa na direita reservada para veículos que, por qualquer motivo, não conseguissem manter essa velocidade, em determinadas secções (subidas íngremes, por exemplo).

Experimentem, e vejam quanto é que atrapalham o trânsito. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails