domingo, 21 de junho de 2015

Shenmue 3 bate recorde no Kickstarter - mas poderá ser apenas uma manobra mediática


Há jogos que marcam gerações e que deixam muitos milhares de jogadores com vontade de os revisitar. Será esse um dos motivos que faz com que Shenmue 3 tenha obliterado os recordes do Kickstarter atingindo os 2 milhões de dólares pretendidos em apenas 9 horas. No entanto, há quem suspeite que se trate apenas de uma manobra mediática...

Shenmue foi originalmente lançado em 1999 (para a Sega Dreamcast) e apresentava-nos um mundo aberto por onde podíamos passear por onde se quisesse e interagir com outros personagens digitais que levavam as suas vidas dentro do jogo. Já na altura contava com coisas como meteorologia dinâmica e ciclos de dia e noite, para além de inúmeros elementos interactivos, que facilmente explicam o fascínio duradouro de quem teve oportunidade de o experimentar.

Em 2001, Shenmue foi lançado para a Dreamcast e Xbox, mas com vendas bastante abaixo do esperado (apenas 400 mil unidades, depois do primeiro ter vendido mais um 1 milhão) e o facto de Shenmue ter sido o jogo com mais cara produção de sempre (cerca de 67 milhões de dólares com a conversão para o valor actual) fez com que a história - incompleta - do jogo, se ficasse por aí.

Tudo isto ajudará a explicar porque motivo o regresso deste Shenmue 3 via Kickstarter, tenha sido tão bem recebido, superando os 2 milhões de dólares pretendidos em apenas 9h, batendo os recordes do site de crowdfunding.

... Mas mesmo com o valor angariado a aumentar (já vai em cerca de 2.8 milhões) facilmente se percebe que as contas não batem certo... Como é que um jogo que há mais de uma década já tinha custado mais de 60 milhões a fazer poderá agora ser feito apenas com 2 ou 3 milhões? E a resposta é simples... com a ajuda da Sony.

Arranjar financiamento de várias fontes é perfeitamente natural, e ainda recentemente tivemos o caso do criador do Castlevania que também recorreu ao Kickstarter como forma de demonstrar aos potenciais investidores de que o público tinha interesse no jogo. Mas no caso de Shenmue 3 isso não foi dito de forma clara, o que está a levantar suspeitas de que o recurso ao Kickstarter tenha sido uma forma encapotada de fazer pré-venda de um jogo "oficial" que está ainda a anos de distância... Não é que o jogo não o mereça, mas a campanha do Kickstarter poderia ter referido isso expressamente para evitar este tipo de suspeitas (da forma que está, aparenta ser um jogo "independente" que será feito apenas graças ao apoio dos fãs).

Para os interessados, o Shenmue 3 fica disponível no Kickstarter por 29 dólares em versão digital, ou 60 dólares em formato físico, com entrega prevista para Dezembro... de 2017!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails