sábado, 21 de março de 2015

Lisboa vai estar no tabuleiro mundial MONOPOLY


Para celebrar o seu 80º aniversário, o Monopólio vai ter direito a uma edição especial Mundial, com cidades que foram votadas pelo público, e onde Lisboa irá figurar em lugar de destaque, tendo ficado na quarta posição.

Com cerca de 4 milhões de votos em 182 países, os fãs do MONOPOLY por todo o mundo selecionaram as suas 22 cidades favoritas para figurarem nas propriedades do próximo jogo Edição Mundial MONOPOLY, que será lançado em setembro deste ano.

Portugueses e outros amantes de Portugal uniram-se para colocar Lisboa no tabuleiro MONOPOLY e o resultado está à vista: a capital portuguesa ficou na quarta posição da votação e será colocada no quarteirão mais caro deste jogo, o último antes da passagem pela casa Partida, graças aos votos que chegaram de todo o mundo. A imagem da Torre de Belém foi a selecionada para ilustrar a cidade de Lisboa.

Lima, a capital do Peru, garantiu o primeiro lugar na votação e vai ocupar a propriedade equivalente ao “Rossio”, a mais cara.

O primeiro MONOPOLY surgiu em Portugal na década de 1950 com o nome Monopólio mas nos anos 60, por pressão da Parkers Brothers, o seu nome foi alterado para a denominação original MONOPOLY. Nesta edição havia uma particularidade: as propriedades correspondentes às tradicionais estações de caminhos-de-ferro eram, nessa edição, quatro reconhecidos cinemas de Lisboa e Porto.

Nos anos 70/80 foi lançada a edição mais popular do MONOPOLY Portugal. Nas edições portuguesas são usados nomes de ruas importantes, principalmente de Lisboa e do Porto, bem como de estações de caminho-de-ferro. Dependendo das versões, o nome das ruas varia, mas a propriedade mais valiosa é sempre o Rossio (Lisboa) e a propriedade menos valiosa o Campo Grande (Lisboa).

A Edição Mundial comemorativa dos 80 anos da marca será lançada ainda este ano e contará com as seguintes 22 cidades vencedoras:

  • Bairro azul-escuro: Lima (Peru); Hong Kong (China);
  • Bairro verde: Riga (Letónia); Lisboa (Portugal); Istambul (Turquia);
  • Bairro amarelo: Varsóvia (Polónia); Cidade do México (México); Santiago (Chile);
  • Bairro encarnado: Belfast (Irlanda); Atenas (Grécia); Belgrade (Sérvia);
  • Bairro laranja: Londres (Inglaterra); Moscovo (Rússia); Tóquio (Japão);
  • Bairro magenta: Nova Iorque (EUA); Amesterdão (Holanda); Sydney (Austrália);
  • Bairro azul-claro: Queenstown (Nova Zelândia); Cidade do Cabo (África do Sul); Taipei (Taiwan);
  • Bairro castanho: Giethoorn (Holanda); Madrid (Espanha);


Este jogo MONOPOLY Edição Mundial contará com peões icónicos e com novidades na forma de jogar: os participantes têm de visitar o maior número de destinos, colecionando selos de passaporte pelo caminho. Todos os jogadores ganham dinheiro com taxas de visitas sempre que os adversários aterrem nas suas propriedades. O primeiro a preencher o passaporte ganha.

MONOPOLY tornou-se uma das marcas de jogos de família mais reconhecidas mundialmente, entretendo todas as gerações, dos mais miúdos aos mais graúdos. Diversão, estratégia e infinitas possibilidades estão na base da liderança mundial e enorme sucesso deste jogo que é conhecido pela sua imprevisibilidade.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails