terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Call of Duty Online gratuito... mas só na China


Durante anos os jogadores chineses sentiram inveja dos jogadores noutros países, por não terem acesso às consolas de jogos. O resultado foi usarem os PCs como máquinas principais para os jogos... e agora o resultado vai deixar o resto do mundo com inveja sua: este novo jogo Call of Duty Online vai ser gratuito mas apenas vai estar disponível na China.

O jogo poderá ser considerado modesto quando comparado com os mais recentes jogos "next-gen", mas foi feito de raiz a pensar no mercado chinês, e nos computadores a que a maioria da população tem acesso, quer seja em casa quer nos "cybercafés". Ainda assim, é gratuito, e pelos primeiros testes, parece estar bem afinado quer a nível de campanha como do jogo multiplayer.

Porquê só na China? São as leis de mercado... no resto do mundo a Activision consegue lançar um jogo e ter milhões de jogadores que pagam 50, 60 ou 70 euros pelo jogo, mais umas dezenas de euros pelos conteúdos adicionais. Na China, poucos pagariam esse montante por um jogo, e é por isso que os jogos Free 2 Play são os que dominam o mercado, e onde a Activision também quer estar presente (para apanhar o apetecível mercado chinês de "biliões").

Depois de nos habituarmos a ver muitos chineses a arranjar forma de usar a internet "cá de fora", ainda estou a ver que se vai tornar ainda mais comum vermos o resto do mundo a usar uma VPN para simular que está na China.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails