Durante anos os jogadores chineses sentiram inveja dos jogadores noutros países, por não terem acesso às consolas de jogos. O resultado foi usarem os PCs como máquinas principais para os jogos... e agora o resultado vai deixar o resto do mundo com inveja sua: este novo jogo Call of Duty Online vai ser gratuito mas apenas vai estar disponível na China.
O jogo poderá ser considerado modesto quando comparado com os mais recentes jogos "next-gen", mas foi feito de raiz a pensar no mercado chinês, e nos computadores a que a maioria da população tem acesso, quer seja em casa quer nos "cybercafés". Ainda assim, é gratuito, e pelos primeiros testes, parece estar bem afinado quer a nível de campanha como do jogo multiplayer.
Porquê só na China? São as leis de mercado... no resto do mundo a Activision consegue lançar um jogo e ter milhões de jogadores que pagam 50, 60 ou 70 euros pelo jogo, mais umas dezenas de euros pelos conteúdos adicionais. Na China, poucos pagariam esse montante por um jogo, e é por isso que os jogos Free 2 Play são os que dominam o mercado, e onde a Activision também quer estar presente (para apanhar o apetecível mercado chinês de "biliões").
Depois de nos habituarmos a ver muitos chineses a arranjar forma de usar a internet "cá de fora", ainda estou a ver que se vai tornar ainda mais comum vermos o resto do mundo a usar uma VPN para simular que está na China.
Sem comentários:
Enviar um comentário