domingo, 11 de maio de 2014

Crysis em resolução 8K


O Crysis tem sido um jogo que desde o seu início se tornou na referência daquilo que os computadores e placas gráficas são capazes de fazer, proporcionando uma qualidade de imagem impressionante a todos os que tiverem o hardware necessário para o correr com "tudo no máximo". Mas se ainda agora é difícil encontrar máquinas que o consigam correr a mais de 60fps em Full HD sem se recorrer a sistemas SLI/Crossfire com múltiplos GPUs... que tal espreitar como este jogo ficaria numa resolução 8K?

É certo que ainda agora começarmos a dar os primeiros passos nas resoluções Ultra HD 4K, e as placas gráficas já têm que se esforçar para calcular os mais de 8 milhões de pixeis que queremos ver a voar pelo ecrã a 60fps. Mas um jogador conhecido como K-putt achou que 4K não era suficiente para mostrar a beleza deste jogo, e recorreu a um hack para fazer com que o Crysis 3 gerasse imagens em resolução 8K.

O resultado é visualmente impressionante, e nem o facto de as imagens terem sido renderizadas a 8000x3333 pixeis em vez dos esperados 7680x4320 afectam negativamente a galeria de imagens que podem apreciar em resolução total no seu Flickr. Com cada uma destas imagens a ocupar mais de 20MB já se fica com uma ideia do que jogar a estas resoluções representaria (seriam 26.6MP x 60fps, ou seja, cerca de 1.6 Gigapixels/segundo).


Coisa que, nem será necessário referir, não é actualmente possível. Mesmo com uma máquina bem potente, o Crysis 3 a estas resoluções corria a uns ultra-vagarosos 2fps - um verdadeiro slideshow. Claro que também temos o pequeno detalhe de actualmente nem sequer se conseguir arranjar um ecrã com resolução 8K (embora isso até se desenrascasse usando quatro monitores Ultra HD 4K). Ou seja, ainda será necessário aumentar a potência dos CPUs/GPUs em mais 30 vezes para que este jogo possa ser jogado nestas resoluções da forma pretendida.

Alguém quer arriscar com um ano para que isso passe a ser possível? 2020, 2030?

(O que sei é que quando comecei a jogar nos PCs "a sério" - recordo-me de batalhar para ter uma máquina capaz de jogar a 1024x768 pixeis, e tinha amigos que me diziam que era louco, pois os 800x600 "eram mais que suficientes! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails