sábado, 28 de dezembro de 2013

O preço das consolas ajustado para a actualidade


Se são daquelas pessoas que se queixam do preço das consolas de jogos mais recentes (a Wii U, PS4 e Xbox One)... se calhar será melhor repensarem as vossas queixas, pois na verdade... até acabam por estar na média daquilo que sempre se pagou desde as primeiras consolas na década de 70.


Um utilizador do Reddit lembrou-se de criar uma listagem de todas as consolas desde o Atari 2600 com os preços ajustados à inflação. E assim descobrimos que na década de 70 ter uma consola de jogos era algo que ficava bem mais caro, com valores na ordem dos $800 e $900 dólares, que felizmente viriam a baixar significativamente na década de 80, com a Master System e NES (mas que ainda assim custavam o equivalente a $412 dólares no dias de hoje - ou seja, o mesmo que uma PS4 actual).

Depois, temos ainda a oportunidade de recordar as máquinas de sonho que ninguém podia comprar: a NeoGeo, que custava $650 (o equivalente a $1125 dólares hoje em dia) mas que nos oferecia o hardware de uma verdadeira máquina arcade - no auge dos jogos 2D com sprites - e a malfadada 3DO, que tem a particularidade de ser a consola mais cara de sempre em custo de lançamento ($700, equivalentes a $1095 na actualidade).

Passando-se para o século XXI, na primeira década as coisas tiveram bastante equilibradas, exceptuando a PS3, que teve um preço de lançamento que era quase o dobro da concorrência - em grande parte por culpa do seu leitor blu-ray e CPU Cell - e curiosamente, foi a década que também nos trouxe a consola mais barata de sempre: a célebre Nintendo GameCube (preço de $200, que actualizado se traduz em $259).

Nesta nova década de consolas "next-gen" as coisas estão bastante distribuidas, e temos a Wii U nos $300, a PS4 nos $400, e a Xbox One nos $500. Portanto... há para todos os gostos e carteiras - sem esquecer que é possível comprar-se as "antigas" Xbox 360 e PS3 a preços verdadeiramente "escandalosos" (cerca de 150€), e que na verdade acabam por ser o melhor negócio para quem se quiser divertir, dando acesso a uma vasta colecção de jogos excelentes - a grande maioria dos quais está disponível a preços reduzidos, ao contrário do que acontece com as consolas recém-lançadas da nova geração.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails