segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Emulador de Amiga 500 chega ao browser com o PNaCL


Os Commodore Amiga 500 (e todos os Amiga em geral) foram máquinas que marcaram uma geração - quer aqueles que tiveram a sorte de os possuir, quer aqueles que sonhavam em um dia poder vir a ter uma máquina que apresentava capacidades gráficas e sonoras que estavam a anos luz das que se podiam ter num mero "PC". E agora, é possível revisitar esses tempos... numa janela do browser.

Não é a primeira vez que temos um emulador a correr dentro de uma janela do browser, mas considerando a complexidade do Amiga e dos seus diversos chips especializados, a sua emulação é algo que que torna bastante mais exigente a nível de processamento. Por isso mesmo este emulador de Amiga 500 no browser apenas se torna possível graças ao PNaCL (Portable Native Client) que permite executar código nativo no computador.


Não sei se este emulador já estará apto a permitir-nos reviver alguns dos jogos mais famosos desta máquina - que são tantos que... nem sei por onde começar! Por isso, talvez seja melhor deixar que um vídeo nos reavive as memórias. :)

Se também tiveram a sorte de ter um Amiga, quais as vossas memórias dessa altura?

1 comentário:

  1. Realmente parece bastante interessante, mas tenho a última versão do Chrome e não está a funcionar (só vejo um quadrado preto onde deveria estar a ver o Workbench).

    Além disso aparece a vermelho uma mensagem a seguir ao título da página a dizer "This page uses Portable Native Client, a technology currently only supported in Google Chrome (version 31 or higher; Android and iOS not yet supported)"

    Any help???

    Entretanto deixo aqui um novo emulador excelente baseado no WinUAE, chamado "FS-UAE" para PC, Mac e Linux. Tenho estado a usá-lo e é mesmo muito bom:
    http://fs-uae.net/

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails