quarta-feira, 26 de junho de 2013

Sony Adiciona Canal Indie para a PS Vita na PlayStation Store


Numa altura em que a Microsoft continua a ser criticada pelo tratamento que dá aos developers independentes (o criador de Fez diz que não tem qualquer intenção de fazer o Fez 2 para a Xbox) a Sony continua a mostrar o seu apreço pelo developers independentes. Depois da criação de um canal dedicado aos Indie Games para a PS3, é agora vez da PSN receber um novo canal indie dedicado à PS Vita.

Embora eu preferisse ver a Sony a apostar cada vez mais na universalização da sua plataforma de jogos - se bem que já o tem feito de certo modo, com a sua plataforma mobile a aproximar-se do Android, e até a permitir que outros fabricantes tenham certificação PlayStation - e seria grande manobra se a Sony se aliasse a iniciativas como a SteamBox da Valve, para que os jogos pudessem passar a ser feitos para uma única plataforma, reduzindo custos e frustrações aos jogadores (mas isto já sou eu a sonhar demasiado alto) - sem dúvida que são boas notícias para os developers.

Uma plataforma não pode/deve viver apenas de títulos de grandes estúdios, que muitas vezes só apostam nas fórmulas de "sucesso garantido" para justificar os elevados custos de produção. Se não forem os developers independentes a inventarem e explorarem abordagens completamente diferentes, o mundo dos videojogos seria certamente muito mais pobre e tristonho. Ainda bem que a Sony decidiu fazer desta questão um ponto de diferenciação - e eventualmente, também os outros terão que repensar as suas formas de lidar com estes developers.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails